0
 




O Brasil recebeu 3.170 quilômetros de cabos de fibra óptica provenientes da China, que serão utilizados na implantação de três novas infovias capazes de conectar municípios remotos da região Norte. A operação, coordenada pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Entidade Administradora de Faixa, marca a maior logística de transferência de fibra óptica já realizada no âmbito do programa Norte Conectado, ampliando o acesso à internet de qualidade e impulsionando a inclusão digital na Amazônia.

A transferência dos cabos chineses para as embarcações nacionais levará 30 dias. A previsão para o início do lançamento da estrutura nos leitos dos rios amazônicos é em maio. A implantação das infovias faz parte do programa Norte Conectado e levará conectividade às áreas rurais, ribeirinhas e remotas.

A nova remessa de cabos, destinada à implantação das infovias 05, 06 e 08, soma cerca de cinco mil toneladas. Cada cabo reúne 24 pares de fibra óptica e capacidade de transmissão de até 96 terabytes por segundo, garantindo internet de alta velocidade mesmo em regiões remotas. Produzidos com materiais inertes e atóxicos, os cabos são instalados de forma estável no leito dos rios, sem reagir com a água ou impactar os ecossistemas, assegurando conectividade robusta com preservação ambiental. Ao utilizar o leito dos rios, elimina a necessidade de grandes obras terrestres, evitando o desmatamento de áreas sensíveis da floresta amazônica.

A iniciativa tem potencial para beneficiar cerca de 7,5 milhões de pessoas em 70 municípios dos estados do Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima e Pará.

A EAF é uma instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel e vinculada ao Ministério das Comunicações. Entre suas atribuições estão a limpeza da faixa de 3,5 GHz, essencial para a operação do 5G no país, os programas Siga Antenado e Brasil Antenado, a execução das infovias na região amazônica, para expandir a infraestrutura das telecomunicações no norte do Brasil, e a implantação das redes privativas de comunicação para o governo federal.







Criada ZPE no Pará com estimativa de R$ 1 bilhão em investimentos 

Anterior

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários