0

Em votação secreta da Assembleia Geral, o Instituto Histórico e Geográfico do Pará elegeu a professora doutora Dayseanne Ferraz da Costa para ocupar a Cadeira Nº 33, patronímica a Paul Le Cointe. Já para a outra vaga, da Cadeira Nº 37, patronímica a Raymundo Moraes, foi eleito o professor doutor Paulo Jorge Martins Nunes.

O pleito foi dirigido pela presidente do IHGP, professora Anaíza Vergolino e Silva, e pelo vice-presidente José Maia Bezerra Neto. O acadêmico Aldrin Moura de Figueiredo, da Comissão de Admissão de Sócios, foi o orador, em pronunciamento a respeito das candidaturas. O Sodalício completa 122 anos no dia 4 de maio de 2022.

Docente do Curso de História da Universidade da Amazônia, pesquisadora (Técnica em Gestão Cultural da Secretaria de Estado de Cultura do Pará, lotada no Sistema Integrado de Museus e Memoriais / Coordenação de Documentação e Pesquisa), Dayseanne é graduada em História, mestra em História Social da Amazônia e doutora em Antropologia. Coordenou o setor de Pesquisa e Documentação do SIMM da Secult, foi consultora – categoria sênior – da Vale, na Fundação Casa da Cultura de Marabá, dirigiu o Museu da Imagem e do Som do Pará e desenvolve pesquisa nas áreas de História e Antropologia fazendo interface com Museologia e Patrimônio Cultural.

Graduado em Letras, mestre em Letras: Teoria Literária e doutor em Letras – Literaturas em Língua Portuguesa, Paulo Nunes é professor titular permanente da Unama, onde atua na graduação em Letras, mestrado e doutorado em Comunicação, Linguagens e Cultura. Pesquisa Dalcídio Jurandir, Amazônia, literatura brasileira de expressão amazônica, poesia e negritude. É um dos coordenadores do Grupo de Estudos Interinstitucionais Narramazônia: narrativas contemporâneas da Amazônia Paraense (UFPA/UNAMA); do projeto de Pesquisa Academia do Peixe Frito: interfaces jornalismo e literatura (Unama/UFPA) e do projeto de pesquisa interinstitucional Epístolas Poéticas: a correspondência entre o romancista Dalcídio Jurandir e Maria de Belém Menezes (PPGED-CUMA-Uepa e Unama). Pesquisador colaborador do projeto Amazônia entre Narrativas e Interculturalidade pelas trilhas do Trem (PPGCOM-Facom-UFPA), integra o grupo de estudos e pesquisa Makunaíma: Literatura, arte, cultura, história e sociedade na Amazônia, Brasil e América Latina (PPGLetras-UFPA), é membro associado da Associação Brasileira de Literatura Comparada e curador do acervo do escritor Dalcídio Jurandir no projeto de leitura e acervo bibliográfico Moronguetá, ligado ao Fórum Landi (FAU-UFPA).

PP filia e ainda vai definir linha

Anterior

Eficiência fiscal e tributária: Propostas para aumentar a arrecadação dos municípios em tempos de crise.

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários