0
 

Nesta quarta-feira, 7, o Instituto Histórico e Geográfico do Pará deslanchou as comemorações dos 410 anos de Belém realizando no Museu do Estado do Pará o primeiro evento da programação acadêmica em 2026, a sessão de estudos / Mesa Redonda Janeiro Insurgente: do levante tupinambá à Cabanagem. Magda Ricci – historiadora, mestre e doutora, com pós-doutorado na Universidade de Barcelona e livre docente, pesquisadora e professora titular pela Universidade Federal do Pará, coordenadora do Programa em Pós-graduação em História Social da Amazônia (PPHIST-UFPA) – e Danielle Anambé – indígena, artista, escritora, historiadora, naturóloga, produtora cultural, especialista em sagrado ancestral Amazônida, memória e cultura indígena – foram as debatedoras, com a moderação feita pela Profa. Dra. Dayseane Ferraz historiadora, museóloga e antropóloga, cadeira nº 33 do IHGP, patronímica de Paul Le Cointe. A organização foi de Dayseane Ferraz, Profa. Dra. Michelle Barros (cadeira nº 5, patronímica de Antônio Ladislau Monteiro Baena) e Prof. Dr. Robson Lopes (cadeira nº 51 – patrono Eduardo Galvão), com apoio do MEP – Sistema Integrado de Museus – Secult) e prestigiado pela presidente do Instituto, Anaiza Vergolino, mestra em Antropologia Social, pesquisadora das religiões afro-brasileiras no Pará, conselheira titular do Conselho Estadual de Cultura do Pará e escritora.

E na sexta-feira, 9, às 18h30, em sessão solene no Solar Barão de Guajará, a presidente do IHGP, Anaiza Vergolino, outorgará o diploma de Sócio Correspondente na cidade de Macapá (AP) ao arquiteto Pedro Tárcio Pereira Mergulhão, por proposição da 2ª Secretária, Helena Doris Almeida Barbosa, aprovada em reunião de Diretoria. Na mesma sessão será concedido à discente Milena Moraes de Araújo e Souza o Diploma de Reconhecimento pelo trabalho voluntário que desenvolve no IHGP.

Doutor em Urbanismo e mestre em Desenvolvimento Urbano, com Pós-doutorado PPGSCA – UFAM, Pedro Mergulhão é docente efetivo da Universidade Federal do Amapá, com formação em Língua e Literatura Francesa pela Aliança Francesa/Universidade de Nancy III, Brasil/França, especialização em Administração Hoteleira, aperfeiçoamento em Paisagismo e em Projeto de Habitação Social – Escola de Arquitetura de Marselha/ França. Tem experiência nas áreas de Estudos da Paisagem Amazônica: História, Teoria, Planejamento e Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo; Planejamento e Projetos de Turismo e Hotelaria; Conservação da Paisagem.

Todos os eventos do IHGP são abertos ao público e gratuitos.

Confiram as fotos da sessão de estudos/mesa redonda de hoje.

Levante Tupinambá e a Cabanagem nesta data emblemática no Pará

Anterior

Dia do leitor

Próximo

Você pode gostar

Comentários