0

Uma idosa de 84 anos que vivia em situação de abandono na Trav. Guerra Passos, no bairro de Canudos, em Belém do Pará, foi resgatada pela Guarda Municipal ontem (20) à tarde, após denúncia anônima feita ao Centro Integrado de Operações, Acionados via Ciop, os agentes da GMB encontraram a pobre senhora em uma casa em condições insalubres, sem janelas e ventilação, com roupas e louças sujas espalhadas pelo local. A idosa, acamada, relatou que não consegue andar e que sofre maus-tratos psicológicos do próprio filho, de 56 anos.

Os guardas municipais localizaram o filho desalmado e o encaminharam à Delegacia do Idoso, onde foram adotadas as providências cabíveis. Além disso, o Samu prestou os primeiros cuidados à vítima.

É muito importante denunciar para combater casos de negligência e maus-tratos contra idosos, garantindo assistência e segurança aos mais vulneráveis. Através do número (91) 98115-9181, utilizado pela IARA – Inteligência Artificial Rápida e Anônima, é possível fazer a denúncia via WhatsApp com garantia do sigilo e anonimato. Por ele, qualquer pessoa pode enviar texto, áudio, fotos e vídeos, além de localização em tempo real. As informações enviadas podem ser também sobre crimes que já ocorreram, a fim de que possam ser solucionados. Ao fazer uma denúncia, a pessoa receberá um número de protocolo para acompanhar o andamento da demanda ou acrescentar informações. Há mais três canais de denúncia. O chatbot (caixa de diálogo com atendimento virtual), em diversos sites dos órgãos da segurança pública, e o formulário web, no site da Segup, além do Disque 190, do CIOp, para casos de urgência. Existe também uma delegacia específica da Polícia Civil que cuida de crimes contra idosos, informa o secretário de Estado de Segurança Pública, Ualame Machado.

Caminho das Pedras no Abacatal é Patrimônio Cultural do Pará

Anterior

Baile Celebração e Solidariedade

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários