0

I Mostra de Cinema LGBTQIA+ de Icoaraci acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de setembro na famosa Orla do distrito, sempre a partir das 18h. O evento promove e valoriza o cinema LGBTQIA+ no estado do Pará, reafirmando a importância da arte como ferramenta de inclusão social e representação da diversidade. A programação repleta de filmes que abordam questões da comunidade LGBTQIA+ agrega uma competição de inclui curtas e longa-metragens ficcionais, documentais e de animação, proporcionando um espaço para que essas histórias sejam contadas de forma ampla e respeitosa. O evento, que é uma iniciativa aprovada pelo edital 005/2023 de fomento ao audiovisual da Lei Paulo Gustavo, serve como uma plataforma para celebrar e principalmente para refletir sobre as lutas, conquistas e desafios da comunidade.

Além das exibições, o público poderá participar de uma série de homenagens a figuras importantes da cena político-artística LGBTQIAPN+ no Pará, cuja atuação tem sido fundamental para o avanço dos direitos e da visibilidade dessa população no Brasil, como Labō, Leona e o coletivo Sapato Preto Amazonida. A escolha de Icoaraci como sede da mostra celebra o distrito como um polo cultural importante. Conhecida por seu pôr do sol inconfundível e pela produção de artesanatos, a Orla oferece o cenário perfeito para a realização de um evento que pretende ser mais do que uma simples exibição de filmes e sim um espaço de celebração, admiração e contemplação das vivências LGBTQIA+ por meio da sétima arte.

A equipe responsável pela organização é formada por Edne Maués na direção, Bruna Suelen na produção, Emerson Duarte na assistência de produção, Jô Santo na arte e design, e Kaio Cardoso no design e mídias. O evento tem apoio da Prefeitura de Belém, da FADESP/UFPA e do Ministério da Cultura.

A parecerista

Anterior

Macaé Evaristo é a nova ministra dos Direitos Humanos e Cidadania

Próximo

Você pode gostar

Comentários