O Hospital Ophir Loyola promove, de 14 a 16 de novembro, o I Congresso Amazônico de Oncologia, com o tema central “Desafios Tecnológicos e Inovação – Ensino, Pesquisa e Assistência”. A programação conta com a participação do diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Roberto Almeida Gil, que ministrará a conferência magna “O Panorama do Câncer no Brasil”, durante a solenidade de abertura nesta quinta-feira (14), às 19h, no Teatro Margarida Schivasappa, no Centur. Também estarão na mesa oficial o diretor-geral do HOL, Jaques Neves, representantes do governo do Pará, dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e de instituições de ensino superior.
Nos dias 15 e 16 (sexta-feira e sábado), o evento será realizado, das 8h30 às 18h30, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A finalidade é promover um espaço de divulgação de pesquisas científicas desenvolvidas no HOL e em outras instituições do Estado, e debater e disseminar conhecimento científico multidisciplinar nas áreas de referência de alta complexidade, com a presença de especialistas da Amazônia e de outras regiões do Brasil. Os mais de 2 mil congressistas inscritos poderão conferir a exposição do legado de 112 anos do Hospital para a população paraense.
Minicursos, jornadas, painéis, simpósios, mesas-redondas e cerca de 220 palestras abordarão a “Prevenção e Diagnóstico Precoce”, “Avanços no Diagnóstico e Tratamento do Câncer”, “Cuidados Paliativos”, “Multidisciplinaridade na Saúde”, Humanização, Ouvidoria e Práticas Integrativas no SUS”, Gestão e Governança no SUS”, “Ensino Pesquisa e Extensão”, “Transplante de Medula Óssea, Rim e Córnea”, “Cirurgias de Alta e Média Complexidade” e “Políticas Públicas de Saúde na Oncologia”. Haverá ainda a apresentação de e-pôsteres e cerca de 30 estandes, com expositores das redes de saúde pública e privada.
Certificado como Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e Hospital de Ensino pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação, o HOL participa do Plano Estadual e da Rede de Atenção Oncológica do Estado do Pará. Atende mais de 70% da demanda oncológica paraense, sendo responsável pelo atendimento de adultos com casos de câncer do aparelho ginecológico, urológico e digestivo das regiões de Saúde Metropolitana I, II e III. É referência para o atendimento de todos os tipos de câncer em todas as regiões de saúde do Pará e estados vizinhos. Também é referência em neurologia, neurocirurgia e transplantes de córnea, medula óssea e rim. Também oferta programas de residência médica, multiprofissional e uniprofissional, e participa de estudos multicêntricos nacionais e internacionais.
Confira a programação completa aqui.
Comentários