0
 
O vereador Francisco Florenzano avisa que a unidade do Hemopa de Santarém fará coleta de sangue em Oriximiná na próxima terça (29) e quarta-feira (30). A ação faz parte do planejamento anual do órgão e objetiva coletar 200 bolsas de sangue para manter a regularidade do estoque que atende 19 municípios do Baixo Amazonas, e que só se mantém estável graças às campanhas feitas pelo hemocentro e instituições parceiras. 

Neste ano, o Hemopa de Santarém – que  em março completou 26 anos -, está com média de 500 bolsas coletadas por mês, o que ainda é pouco. São necessárias 150 bolsas por semana. Na última campanha, feita em parceria com uma igreja evangélica, foram coletadas 105 bolsas num único dia. O 8º BEC – Batalhão de Engenharia e Construção, também ajuda.

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 67 anos e estar bem de saúde. Menores de idade só podem doar com autorização do responsável legal, mas há um termo padrão que pode ser assinado no hemocentro ou na unidade móvel. O coordenador de coleta do Hemopa de Santarém é Maurício Tapajós. O doador deve portar documento oficial com foto. O Hemopa em Santarém fica localizado na Av. Frei Vicente, bairro Aeroporto Velho. O atendimento ao doador funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Prêmio Carlos Rocque

Anterior

Show beneficente nesta quarta

Próximo

Você pode gostar

Comentários