O Conselho Nacional de Justiça e o Supremo Tribunal Federal lançaram no último dia 18 a campanha “O que você tem a ver com isso?”, de combate ao capacitismo. Na mesma data o desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, apresentou o “Guia Rápido Contra o Capacitismo nas Eleições”, destaque no site do CNJ.
A publicação orienta como identificar e combater o capacitismo especialmente no âmbito das eleições e já integra o Plano de Ação da gestão do TRE do Pará, concretizado na contratação de estagiários com deficiência, que atuam em duas áreas do Tribunal: o Núcleo Sócio Ambiental e a Assessoria de Contas Eleitorais e Partidárias.
Com linguagem didática e imagens ilustrativas, seguindo as diretrizes da campanha do CNJ e STF, o guia busca quebrar preconceitos e estereótipos que frequentemente marginalizam e invisibilizam as pessoas com deficiência, explica o conceito de capacitismo e fomenta um diálogo aberto e construtivo acerca da importância da inclusão e da acessibilidade. “Além de esclarecer o cidadão de forma lúdica e didática, o guia visa também ampliar e garantir sobretudo a dignidade humana”, reforçou o desembargador Leonam Gondim da Cruz Jr., reconhecidamente um humanista, que divide a autoria da publicação com a chefe da Assessoria de Cerimonial, Eula Gorayeb; a assistente da Assessoria de Cerimonial, Ana Luísa Trindade; e a chefe do Núcleo Socioambiental e de Acessibilidade e Inclusão, Lísia Dias. O guia tem projeto gráfico de Ingrid Bailosa.
Para acessar o guia basta clicar aqui.
Comentários