O evento Amazonique, ou “Amazônia, imaginando a Amazônia além das fronteiras” começa hoje na Guiana Francesa e inclui conferências, workshops, mesas redondas, apresentações de artistas e passeios etnobotânicos, tendo entre os convidados a fotógrafa Irene Almeida, presidente da Associação FotoAtiva.
O encontro será realizado com o objetivo de celebrar a criatividade dos territórios comuns, e refletir sobre temas contemporâneos da imensa comunidade artística que ocupa a Amazônia, idealizado pela “Maison de la Photographie Guyane-Amazonie (MAS)”, organizadora da Bienal Internacional Rencontres Photographiques de Guyane.
Desde 1984 a FotoAtiva é protagonista na relação entre a comunidade e a fotografia, aproximando essa forma de arte do público em geral, democratizando o acesso em um contexto em que poucos tinham contato direto com a prática fotográfica. Irene Almeida vai expor o trabalho feito nas últimas quatro décadas e falar da diversidade das práticas artísticas e o alcance que a associação conquistou local e nacionalmente pela amplitude das ações desenvolvidas. “Não nos limitamos a ensinar a técnica de captura de imagens, mas sim a explorar o potencial da fotografia como uma ferramenta para a construção de novas narrativas e também para o questionamento das realidades sociais e culturais”, pontua a fotógrafa.
“A pedagogia da luz” é o título da conferência de abertura da Amazonique, que será proferida pelo fotógrafo Miguel Chikaoka, fundador da FotoAtiva, que a partir do céu estrelado da sua infância conduzirá os participantes pelos caminhos da luz, a viajar por diferentes metodologias de aprendizagem desenvolvidas ao longo da carreira como educador, e a entrar na dimensão dos fluxos que tecem uma teia sensível de conexões entre as pessoas e o mundo, reconectando-os à essência das coisas com as quais aprendem a conviver.
A Maison de la Photographie Guyane-Amazonie, é a única instituição exclusivamente dedicada à fotografia nos territórios ultramarinos da França. Concebida como lugar de apoio e experimentação, está enraizada e aberta ao seu território. Gerida pela associação La Tête Dans les Images, a MAZ visa fortalecer as trocas e conexões entre artistas, pesquisadores, curadores, cientistas e o público da região, e a partir de 2024 promoverá bienalmente um evento com artistas, pesquisadores, curadores e cientistas para trocas sobre seus trabalhos e processos criativos, abordando as especificidades da prática fotográfica em nossos territórios: a Guiana, o Planalto das Guianas, a Amazônia e o Caribe.
Participam desta primeira Amazonique artistas, pensadores e curadores de vários países e territórios amazônicos. De Belém do Pará estão ainda o pesquisador e professor Orlando Maneschy e a artista Camila Fialho.
Serviço
Amazonique.
Amazônia, imaginando a Amazônia além das fronteiras
18 a 21 de novembro de 2024
Remire-Montjoly, Guiana Francesa
Programação completa/ Informações https://www.latetedanslesimages.fr/amazonique
Miguel Chikaoka. Foto de Paula Sampaio
Comentários