Publicado em: 5 de novembro de 2025
A Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) anunciou a abertura do processo seletivo para ingresso em seus cursos técnicos de nível médio presenciais em 2026. A escola é uma das principais instituições públicas dedicadas à formação artística de excelência no país. O edital, publicado no site do Centro de Processos Seletivos (CEPS) da UFPA, regulamenta o acesso gratuito a formações voltadas às artes cênicas, que historicamente têm revelado nomes expressivos nas áreas de teatro e dança.

As vagas destinam-se a candidatos que estejam cursando o ensino médio, na modalidade concomitante, ou que já o tenham concluído, por meio da oferta subsequente. A seleção exigirá conhecimento prévio na área de interesse, que será avaliado por meio de prova específica. Os cursos disponíveis abrangem as formações técnicas em Figurino Cênico, Teatro, Cenografia, Dança com Ênfase em Dança Clássica e Dança com Ênfase em Intérprete-Criador.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do formulário de inscrição eletrônico, até o dia 13 de novembro, às 17h. Antes de efetuar o cadastro, o candidato precisa ler o edital na íntegra e declarar sua concordância com as normas estabelecidas, assinando eletronicamente o Termo de Concordância com o Edital. O documento destaca que não serão aceitas alegações posteriores de desconhecimento das regras ou dos prazos previstos.
O edital prevê a cobrança de taxa de inscrição para quem tenha cursado, total ou parcialmente, o ensino médio em escola privada sem bolsa integral. No entanto, é possível solicitar isenção do pagamento, desde que atendidos os critérios previstos no regulamento.
As provas de seleção ocorrerão de forma presencial e/ou virtual, dependendo do curso escolhido. No caso das atividades presenciais, elas serão aplicadas na Escola de Teatro e Dança da UFPA, localizada na Travessa Dom Romualdo de Seixas, nº 820, bairro do Umarizal, em Belém. O horário das provas estará indicado no cartão de inscrição, disponível para emissão no site do CEPS.
A coordenação recomenda que os candidatos compareçam com pelo menos 30 minutos de antecedência ao início da prova e apresentem documento oficial de identificação com foto e assinatura legível, o mesmo utilizado no momento da inscrição.

Fotos: Danielle Cascaes









Comentários