O amado bispo emérito do Marajó, Dom José Azcona, que estava tratando câncer no pâncreas submetendo-se a quimioterapia, precisou ser internado novamente desde o último dia 28, com baixa oxigenação.
O boletim médico emitido hoje, dia 1°, informa que os exames mais recentes revelaram quadro de obstrução intestinal maligna, acúmulo de líquido no abdômen e derrame pleural. A fragilidade de Dom Azcona impede procedimentos cirúrgicos. Foi indicada, então, a inserção de sonda nasogástrica, dispositivo que permite a drenagem de secreções acumuladas no estômago e intestino. Apesar dos esforços da equipe médica, a melhora foi apenas parcial e a obstrução é irreversível.
Após cuidadosa avaliação clínica e considerando a evolução da doença, os médicos concluiram que não há mais opções viáveis de tratamento curativo. Dom Azcona está extremamente debilitado, com dificuldades para respirar, sem evacuar e impossibilitado de ingerir alimentos via oral.
Diante desse quadro, houve a transição para cuidados paliativos e específicos. A decisão foi tomada em consenso entre a equipe médica e em diálogo com os responsáveis, respeitando a vontade do paciente.
Continuemos em oração por Dom José Luis Azcona, este homem santo, profeta que doou toda a sua vida aos mais necessitados, que soube derramar amor, espalhar a fé e a esperança e dar exemplo dos sentimentos e ações mais belos em um ser humano. Que Deus o livre do sofrimento, e dê forças a todos os que o amam para cuidar dele do jeito necessário.
Comentários