0
 

A organização social Rádio Margarida dá início, neste semestre, a uma importante iniciativa de mobilização social e educação em direitos humanos voltada ao enfrentamento do trabalho infantil no sudeste paraense. Com dramaturgia original encenada por meio do teatro de bonecos, o espetáculo “O Domador e os ‘Animais’ Nada Abestados – Pelo Enfrentamento ao Trabalho Infantil no Estado do Pará” chega a 28 escolas públicas dos municípios de Marabá, Curionópolis, Tucumã e Ourilândia do Norte, alcançando crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Encenada em forma de fábula circense, a peça apresenta um universo simbólico onde um “domador” explora animais que, na verdade, representam pessoas em situação de vulnerabilidade, submetidas a condições análogas às de escravidão. O espetáculo dialoga com o imaginário infantil para sensibilizar sobre as diversas formas de exploração do trabalho infantil. Personagens como o leão, o pintinho e o “cãodenado” representam realidades marcadas por privações e injustiças, mas a narrativa se transforma com a chegada do macaco e do burro (nada burro!), que inspiram os demais a romper com o ciclo de opressão e reivindicar seus direitos.

Cada apresentação, com cerca de 30 minutos de duração, é seguida por uma roda de conversa com estudantes e educadores. Nesses encontros, a equipe da Rádio Margarida aprofunda a discussão sobre os temas abordados na peça, esclarece os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e divulga os canais de proteção à infância, como o Disque 100. Trata-se de uma abordagem pedagógica e participativa que busca empoderar as crianças e fortalecer o papel da escola como espaço de cidadania.

“Nosso objetivo é fortalecer a cultura da proteção integral, aproximando crianças e educadores dos direitos previstos no ECA, usando a linguagem lúdica e afetiva do teatro de bonecos”, destaca a equipe da Rádio Margarida. A organização se responsabiliza por toda a infraestrutura necessária (palco, sonorização e equipe técnica), garantindo que as escolas participantes recebam a ação cultural sem qualquer custo.

Em Marabá serão realizadas dez apresentações e em CurionópolisTucumã e Ourilândia do Norte, serão realizadas seis apresentações em cada município.

A ONG Rádio Margarida atua há mais de três décadas na Amazônia promovendo ações que aliam cultura, comunicação e cidadania e comprometida com a defesa dos direitos de crianças e adolescentes por meio da arte e da educação popular em diversos territórios. A circulação do espetáculo é viabilizada com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Ecossistema digital promete facilitar vida financeira de médicos

Anterior

Quase 7 milhões de brasileiros em municípios sem saneamento

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários