0

A Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) anunciou a abertura do processo seletivo para os cursos técnicos de nível médio presenciais com ingresso em 2025. A instituição, que é reconhecida nacionalmente pela excelência na formação de artistas e profissionais das artes cênicas, oferece 150 vagas, além de cinco vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD).

Os cursos com candidaturas disponíveis para 2025 são o Técnico em Figurino Cênico, Técnico em Teatro, Técnico em Cenografia, Técnico em Dança – Ênfase em Dança Clássica e Técnico em Dança – Ênfase em Intérprete-criador. Para concorrer a uma vaga, o candidato deverá ter no mínimo 16 anos de idade e, se ainda não tiver concluído o ensino médio, estar cursando a partir do 2º ano.

Foto: ASCOM ETDUFPA

Será possível candidatar-se das 14h da próxima quarta-feira, dia 5 de fevereiro, até às 17h do dia 18 de fevereiro de 2025, exclusivamente pelo site do Centro de Processos Seletivos da UFPA. A taxa de inscrição deverá ser paga até o dia 19 de fevereiro. Os candidatos que desejarem solicitar a isenção da taxa, deverão fazê-lo entre as 14h do dia 5 e as 17h do dia 11 de fevereiro, preenchendo o formulário disponível no site do CEPS no ato da inscrição.

Paralelamente ao amplo concurso (Grupo AC), a ETDUFPA destina parte das suas vagas para candidatos que tenham cursado o ensino fundamental e médio em tempo integral em escolas públicas, escolas comunitárias que atuam no ensino do campo ou na modalidade EJA. Também são contemplados os candidatos que obtiveram certificado de conclusão por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou exames estaduais equivalentes.

Foto: ASCOM ETDUFPA

Existem ainda cotas para os candidatos que se autodeclaram negros (pretos ou pardos), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PcD). Aqueles que se candidatarem às cotas raciais precisam comprovar sua autodeclaração no Banco de Heteroidentificação ou no Banco de Verificação da Declaração de Pertencimento. Já os candidatos PcD precisarão comprovar sua deficiência perante o Banca Multiprofissional de Verificação PcD.

Foto: ASCOM ETDUFPA

Após a homologação das inscrições, os candidatos devem comparecer à sede da ETDUFPA (Travessa Dom Romualdo de Seixas, 820 – Umarizal – Belém – Pará) para realizar a prova de seleção presencial, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de março de 2025. As portas da instituição abrirão uma hora antes do início das provas (8h e 14h) e serão fechadas pontualmente no horário de início (9h e 15h). Para a identificação, será obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto.

Candidatos com deficiência que necessitem de atendimento especializado ou adaptação das provas deverão informar essa necessidade no momento da inscrição, no campo específico do formulário.

Para acessar o edital, clique aqui.

Foto: ASCOM ETDUFPA

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Indígenas denunciam manobra para frear movimento

Anterior

O que não mata, fortalece?

Próximo

Você pode gostar

Comentários