0
A Associação Cidade Velha-Cidade Viva, presidida por Dulce Rosa Rocque, entrega nesta quinta-feira, 28, às 19h, o Reconhecimento Carlos Rocque 2016, no Centro Cultural do Carmo. A premiação valoriza cidadãos que, de modo voluntário, ajudam a preservar a cultura popular e contribuem para a identidade cultural do Estado do Pará. Neste ano são homenageados o fotógrafo Celso Roberto de Abreu Silva, o turismólogo Marcos André Costa e Tainá Marajoara, pesquisadora da cultura alimentar tradicional amazônica. A cerimônia inclui um mini recital da contralto Gabriella Florenzano, acompanhada pela pianista Leandra Vital

Conhecido como “Repórter da História”, o parauara Carlos Alberto Rocque, nascido em Belém no dia 28 de abril de 1938 e falecido em 10 de janeiro de 2000, deixou valioso legado. Contista, romancista e jornalista, estruturou enciclopédias e importante produção histórica. Atuou no Diário de Notícias, no Rio de Janeiro, e exerceu a profissão também em Belém do Pará. Era membro da Academia Paraense de Letras e foi o secretário executivo da comissão responsável pelo traslado dos restos mortais do intendente e senador Antônio Lemos para Belém, em 1973. Também foi presidente da Paratur. Nessa época, inaugurou o Museu do Círio (1986) e o Parque Ecológico da Paratur (1987). Secretário da Comissão do Sesquicentenário da Cabanagem e responsável pela construção do Memorial da Cabanagem, foi, ainda, secretário executivo da comissão do centenário de nascimento do ex-governador Magalhães Barata (1988) e idealizador da romaria fluvial de Nossa Senhora de Nazaré. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Justiça do Trabalho garante vaga a aprendizes

Anterior

Simpósio Paraense Multidisciplinar sobre Autismo

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *