0
Agora que finalmente o edital do derrocamento do pedral do Lourenço foi lançado pela presidente Dilma Rousseff, o presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Pará, deputado Raimundo Santos(PEN), vai pedir ao presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda(DEM), que instale o quanto antes a Comissão Parlamentar Externa cujo requerimento já foi aprovado e que é destinada a acompanhar a obra, a fim de que não se prolongue indefinidamente. O prazo razoável para sua execução é de dois anos, quando finalmente o estirão do rio Tocantins, de Marabá ao Porto de Vila do Conde, Barcarena, ficará navegável o ano inteiro.

Para quem ainda não entendeu a importância da hidrovia Tocantins/Araguaia e se pergunta o que o distinto cidadão vai ganhar com o funcionamento dela, uma resposta bem simples mas eficiente é que quanto mais barato o frete dos produtos, mais barato será o alimento na prateleira do supermercado e nas casas de carne, por exemplo. Mas são muitos os benefícios, com oportunidades de novos negócios, geração de emprego e renda, além de ser um meio de transporte ecológico e com risco de acidentes infinitamente menor do que o rodoviário.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Fordlândia, o sonho perdido na Amazônia

Anterior

STF manda prender Asdrúbal Bentes

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *