0


Fotos de Carlos Sodré
Amanhã é o dia do Concerto de Encerramento  do Festival de Ópera do Theatro da Paz, às 20h, em um grande palco montado na praça da República, ao ar livre. Durante o espetáculo, o público vai poder assistir a árias das óperas que foram cantadas durante toda a programação, além de outras peças. No repertório está o dueto “Au Fond du Temple Saint”, do barítono Leonardo Neiva e o tenor Fernando Portari, em “Os Pescadores de Pérolas”, além de solos do baixo barítono paraense Andrey Mira e da soprano Camila Titinger. Os cantores líricos paraenses Thaina Souza, Lanna Bastos, Ione Carvalho, Kézia Andrade e Mar Oliveira também estrelarão a noite. O tenor Fernando Portari vai cantar as emocionantes “Je Crois Entendre Encore”, de Os pescadores de Pérolas, e “Nessum Dorma”, da ópera “Turandot”, na qual será acompanhado pelo Coro Lírico, com regência do maestro Vanildo Monteiro“Glória All Egitto”, da ópera “Aída”, de Giuseppe Verdi; e “Libiamo ne ‘lieti calici”, da ópera “La Traviata”, também serão executadas. Um trecho da opereta “A Viúva Alegre” reunirá todo o elenco. A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz será regida pelo maestro  Miguel Campos Neto – que também é o diretor geral do concerto – e a supervisão é de Gilberto Chaves e Mauro Wrona. 

As novidades ficam por conta da inclusão no repertório de uma canção característica de musical, ‘O Homem de La Mancha’, ‘Sonho Impossível’ – que será cantada pelo barítono Leonardo Neiva – e uma bailarina de dança flamenca que vai dançar um trecho da ópera “Carmem”, de Georges Bizet. 
Estamos muito felizes com o resultado deste ano. Apostamos em Fernando Meirelles, um diretor estreante em óperas, e o que vimos foi uma montagem (‘Os Pescadores de Pérolas’) que encantou a todos. Vimos a estreia em Belém da ópera ‘A Ceia dos Cardeais’, encenada em uma igreja (de Santo Alexandre), e tivemos casa lotada em todas as récitas. Recebemos diversos elogios da crítica e do público, e isso só nos dá mais motivos para seguir fazendo o melhor. Em 2016 é o aniversário de 400 anos de fundação de Belém. Já está certo que a Secretaria de Cultura vai promover um concerto com a ‘Missa de Nossa Senhora da Conceição’, de Carlos Gomes, e pensamos em uma ópera que honre, em grandeza, o aniversário da capital paraense”, anunciou Gilberto Chaves. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

O arrocho fiscal na classe média

Anterior

Santarena na Pró-Reitoria da UEPA

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *