Publicado em: 6 de setembro de 2025
Em meio a floresta de terra firme, campos marajoaras, mangue branco e restingas até a praia, compondo um mosaico ambiental e cultural que faz da trilha um convite à descoberta da Amazônia Marajoara, a trilha da Mata do Bacurizal, em Salvaterra, ganhou um novo atrativo para moradores e visitantes: a sinalização ao longo de 3,93 Km. O QR Code com o mapa do percurso está disponível na placa principal, feita em metal, instalada no início da trilha. O trajeto também pode ser acessado no link bit.ly/4ndAlSl. A inauguração marcou as comemorações do Dia da Amazônia no município.
Espécies como o bacuri, o açaí e o inajá estão pelo caminho. A área guarda memórias salvaterrenses, como a de Seu Mocó e Dona Zita, casal já falecido que morou no Bacurizal na década de 2010. A artista Ana Cristina Rocha fez a pintura artesanal da sinalização.
A iniciativa foi conduzida pelas agências Marajó Búfalo Tur e Guias do Marajó, em parceria com a Jornada Amazônia. O trabalho recebeu o incentivo das secretarias municipais de Obras, Meio Ambiente (Semma Salvaterra) e Turismo (Sectur Salvaterra).
Segundo os organizadores, ainda neste mês de setembro será inaugurada a sinalização da “Trilha das Marés”, na costa de Salvaterra, no trecho que conecta a Praia Grande à Praia do São João, ampliando as opções de turismo sustentável no município.
A cerimônia, entretanto, foi marcada por uma surpresa negativa: a retirada de um dos esteios que sustentava a placa principal da trilha. O caso acendeu o alerta sobre a necessidade de maior vigilância na área. A Prefeitura de Salvaterra deverá instalar câmeras de monitoramento e adotar outras medidas de fiscalização para coibir furtos, caça ilegal, retirada de areia e madeira, além do descarte irregular de resíduos.



Comentários