A sesquicentenária samaumeira que perdeu seus galhos na madrugada desta segunda-feira (6) é memória afetiva de todos os paraenses e até de gente de fora do Pará e do Brasil que frequenta Belém durante o Círio de Nazaré. Localizada em…

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará oficializou o resultado da eleição suplementar em Viseu 39 minutos após o encerramento da votação. Foi eleito prefeito Cristiano Vale (nº 11 – PP – Voltando pra Cuidar da Gente) e vice-prefeito Mauro da…

Nem bem foi inaugurado, e ainda faltando a instalação dos bancos e finalização, o calçadão da Avenida Beira-Mar, em Salinópolis, sofreu diversas avarias. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras acionou a empresa responsável pela obra, que está executando ações…

A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Ecos da festa pelos 399 anos de Belém

 Gabriella Florenzano e Leandra Vital

Gabriella foi produzida por Luciane Fiúza, usa vestido Bavieka e acessórios de designers premiadas do Polo Joalheiro do Pará – Helena Bezerra, Selma Montenegro e Júlia Mendes. Fotos de Eunice Pinto.
Lia Sophia, Dona Onete, Fafá de Belém e Felipe Cordeiro
 Fafá e Dona Onete arrebatando a multidão
O prefeito Zenaldo Coutinho e Gaby Amarantos. Fotos: Ísis Fonseca
O som falhou e entregaram-lhe um microfone de mão, equipamento impensável para uma cantora lírica, mas Gabriella Florenzano, belenense da gema, ficou muito feliz em cantar, acompanhada pela pianista Leandra Vital,  para  o público que lotava o Hangar Centro de Convenções da Amazônia, anteontem à noite, na festa pelos 399 anos de Belém. Ela agradeceu à plateia e ao prefeito Zenaldo Coutinho, enfatizando seu bom exemplo em prestigiar artistas da terra. Gabriella e Leandra apresentaram versão lírica inédita para “Flor do Grão Pará”, composição de Chico Sena que é um verdadeiro hino a Belém e para a não menos icônica “Este rio é minha rua”, de Ruy Barata e Paulo André Barata. E, é claro, não podia deixar de cantar “Uirapuru”, do maestro Waldemar Henrique, outro símbolo de Belém.

Na ocasião foram agraciados com a comenda Francisco Caldeira Castelo Branco, a mais importante do município, 34 personalidades e instituições que se destacaram em suas áreas de atuação e contribuíram para o desenvolvimento da cidade em 2014. Entre os homenageados, o juiz titular da 3ª Vara Criminal da Comarca de Abaetetuba, Deomar Alexandre de Pinho Barroso, a cantora Gaby Amarantos e a pequena Sara Rebecka de Araújo Sousa, de 10 anos, apontada como a melhor aluna da rede municipal de ensino, os secretários de Estado de Educação, Helenilson Pontes e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki; a secretária municipal de Educação, Rosinéli Guerreiro Salame, o comandante geral da PM do Pará, Cel. QOPM Roberto Luiz de Freitas Campos, o promotor de justiça Raimundo Moraes e Isabela Jatene, membro do Comitê Gestor do Pro Paz. Falou em nome de todos os agraciados com a honraria o juiz Deomar Barroso, mineiro de nascimento que há 12 anos vive no Pará, mentor do projeto ‘Conquistando a Liberdade'”, já adotado por mais de 17 comarcas, através do qual mais de 400 presos de justiça do regime semiaberto saem por mês para reformar escolas e praças, além de ministrar palestras a estudantes de escolas públicas. Só em Belém, mais de 200 presos já foram contratados pela prefeitura para limpar os canais da cidade.

Após a solenidade, a estrela Fafá de Belém agitou a multidão com show eclético que foi de “Bom dia, Belém”, de Edyr Proença e Adalcinda Camarão a “Ao por do sol”, de Ted Max, passando por “Nuvem de Lágrimas”, clássico do sertanejo, e no qual recebeu como convidados a cantora Dona Onete, que do alto de seus 74 anos eletrizou a todos com seu carimbó chamegoso e acabou se emocionando, o multi-instrumentista Felipe Cordeiro e Lia Sophia. A festa encerrou com apresentação de Gaby Amarantos.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *