0
 
Elaborar uma redação dissertativa requer domínio temático – saber o mínimo acerca dos mais variados temas. Jornais, revistas, páginas na internet e muita conversa boa ajudam a qualificar o repertório informativo. Ler regularmente faz a grande diferença.
A articulação dos elementos estruturais da dissertação aos recursos textuais – ou seja, concatenar as ideias e ajustá-las ao formato dissertativo, modelo textual solicitado -, e treinar interpretação, é fundamental.
Essas e outras dicas preciosas para vestibulandos são dadas pelas professoras e blogueiras Doralice Araújo, do Na Mira do Leitor; Miriam Fajardo, do Tribo da Leitura Helaine Balla, do Português é Legal.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Lavem as mãos

Anterior

Inclusão é mais do que discurso

Próximo

Você pode gostar

Comentários