Publicado em: 3 de novembro de 2011
Contistas Paraenses: Roteiros de Leitura, da Editora Estudos Amazônicos, (R$ 17) será lançado em Belém na próxima terça-feira, no Auditório Ismael Nery (Centur), com o apoio da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. Traz os contos “Desilusão” e “Que bom marido!”, de Marques de Carvalho, e “O Rebelde”, de Inglês de Sousa, acompanhados de notas com comentários do Prof. Dr. Sílvio Holanda, organizador da obra, cuja proposta é apresentar os aspectos linguísticos, culturais e históricos dos contos, de forma didática e acessível.
Paraenses, João Marques de Carvalho e Inglês de Sousa figuram entre os expoentes do Realismo/Naturalismo do século XIX. Incorporam, respectivamente, a paisagem de Belém e o mundo ribeirinho amazônico, abordando de modo crítico a exploração do trabalho, a cultura local, a articulação entre a Amazônia e a realidade nacional e internacional.
Localizar as obras foi um dos desafios para Sílvio Holanda. Apesar da importância, o trabalho desses escritores ainda é desconhecido pelo grande público, principalmente o de Marques de Carvalho, cujos títulos não são reeditados há cerca de cem anos.
Comentários