0
 

Hoje é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, considerada a doença cardiovascular mais frequente na população, especialmente em idosos. Além de ser a principal causa de acidente vascular cerebral (AVC, conhecido como derrame cerebral), está diretamente relacionada ao infarto do miocárdio e à insuficiência cardíaca (falência do coração ao bombear sangue). Há cerca de um bilhão de hipertensos no mundo e 20 % da população brasileira tem o problema.
Diabetes, sedentarismo, obesidade, estresse emocional, uso abusivo de sal e herança genética são os fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de hipertensão arterial. Para prevenir: hábitos saudáveis, não consumir álcool em excesso, perder peso, fazer atividade física regularmente e visitar o médico periodicamente.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Construtora deu o cano

Anterior

Selvageria no trânsito

Próximo

Você pode gostar

Comentários