Embora o Quartel Tiradentes esteja localizado no coração do bairro do Reduto, sediando o 2º BPM e duas Companhias da Polícia Militar do Pará, os meliantes parecem desafiar abertamente os policiais. Os assaltos no bairro continuam muito frequentes, principalmente no…

Douglas da Costa Rodrigues Junior, estudante de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará e bolsista do Museu Paraense Emílio Goeldi, ganhou a 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica na área de Ciências Humanas…

O Ministério Público do Trabalho PA-AP abrirá na segunda-feira inscrições para Estágio de Nível Superior. A seleção será destinada ao preenchimento de vagas e formação do quadro de reserva de estagiários dos cursos de Administração/Gestão Pública, Biblioteconomia, Direito, Jornalismo, Publicidade/Propaganda…

Hoje, dia 23 de julho de 2021 às 19h, o Instituto Histórico e Geográfico do Pará realizada a nona “Live em Memória” da programação alusiva aos 121 anos do Silogeu, desta vez em homenagem ao centenário de nascimento do Almirante…

Designer amazônida em evidência

Bracelete Pássaro de fogo. Fotos: Jéssica Monteiro
Anel Alto Astral em ametista e citrino, lapidação Leila Salame
Anel Alto Astral em ametista e citrino, lapidação Leila Salame.
Ela pode dizer “vim, vi e venci”. Oriximinaense da gema há muitos anos morando em Belém, a designer de joias Helena Bezerra é uma das pioneiras do Programa Polo Joalheiro do Pará, proprietária da Loja HS Criações & Design e participa dos eventos promovidos pelo Espaço Cultural São José Liberto, como lançamentos de coleções, exposições, oficinas de capacitação e geração de produtos, inclusive no Exterior. 

Neste domingo, 19, a partir das 17h, no encerramento da semana comemorativa do “Tribos Ballet: 20 Anos de História”, durante show-desfile com 20 bailarinos e modelos e uma mostra de dança de 15 companhias parceiras, no anfiteatro do Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/nº, Jurunas), serão lançadas joias sustentáveis exclusivas, criadas em homenagem à trajetória da companhia por Helena Bezerra e Jorge Duarte (da HSCriações & Design), concebidas a partir dos grafismos da pintura corporal indígena. A curadoria é do produtor cultural  Darley Quintas, do cenógrafo e figurinista Guilherme Repilla e do coreógrafo Maurício Quintairos.

Inspirados principalmente na natureza, os colares, pulseiras, anéis, brincos e pingentes de Helena Bezerra retratam helicônias, orquídeas, rosas, pássaros e a arte rupestre e são oriundos de uma unidade produtiva própria. A incrustação paraense, gemas, chifre de búfalo, madrepérola, prata e ouro são os materiais que mais utiliza. 

Helena foi premiada três vezes consecutivas com o Troféu Honra ao Mérito do Festival Dança Pará.  Suas joias exclusivas já foram usadas em shows de diversos artistas de diferentes estilos, como Lulu Santos, Daniel, a dupla Victor e Leo, NE-Yo e a cantora lírica Gabriella Florenzano

Em 2013, a designer prestou sua homenagem a Belém do Pará na exposição da Coleção de Joias do Dia das Mães, no Espaço São José Liberto, com a peça intitulada “Musa de Belém”, criada a partir da observação dos detalhes do teto de gesso da loja de tecidos Paris N’América, fundada em 1870, quando funcionava como ponto de encontro da sociedade paraense. O verde da esmeralda usada no pingente é um elo com a questão ambiental e a tendência de motivos florais da época em que Belém vivenciou o Ciclo da Borracha.

Quando foi ao ar a novela “Em Família”, da Rede Globo, que tem como
enredo a história de mais uma Helena, personagem que marca as novelas do autor
Manoel Carlos, a TV Liberal,
afiliada da Globo no Pará, pesquisou histórias de Helenas da vida real para
compor uma matéria sobre o assunto. Entre as três Helenas parauaras selecionadas estava a designer de joias Helena Bezerra, exemplo de sucesso
profissional e pessoal.

Nas fotos de Jéssica Monteiro, bracelete Pássaro de Fogo em chifre, incrustação paraense e dolomita, e anéis da coleção Alto Astral em ametista e citrino, com lapidação de Leila Salame. Quem quiser conferir as peças pode ir ao Complexo Cultural São José Liberto ou ao site de sua loja, aqui. Os contatos de Helena: (91) 9602 4480 e 3224-5781, hscriaoes@gmail.com.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *