A sessão da Asembleia Legislativa do Pará, hoje, foi inviabilizada pela ausência de dois terços dos deputados e deputadas. No horário destinado à discussão e votação de projetos, como só onze deputados estavam presentes no plenário, o presidente da Alepa,…

A Assembleia Legislativa aprovou hoje a criação da Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional, oriunda do desmembramento de parte das atribuições da Sedop – Secretaria de estado de Obras Públicas. Em sua Mensagem endereçada ao presidente da Alepa,…

O seccionamento dos leitos das PA-252 (entre Acará e Moju), PA-150 (entre Goianésia do Pará e Tailândia) e PA-481 (Barcarena), em razão das fortes chuvas e da cheia de rios próximos, que romperam os bueiros, partindo o asfalto completamente nesses…

O prefeito Edmilson Rodrigues está fazendo uma mini reforma administrativa. Depois da nomeação da ex-deputada e educadora Araceli Lemos para a Secretaria Municipal de Educação, ele nomeou Inês Silveira, que chefiava o Cerimonial do Gabinete do Prefeito, para a presidência…

Desamparo ao trabalhador

Nesta quinta-feira, às 09 horas, a Alepa promove audiência pública para debater o caso dos ex-servidores da Sucam – hoje Funasa – contaminados por agentes químicos durante campanhas de combate a endemias. Durante mais de 20 anos, sem qualquer proteção, eles usaram pesticidas para borrifar casas com a missão de erradicar dengue, febre amarela e malária. Hoje, por causa do contato prolongado com esses agentes, sofrem de doenças graves e reclamam indenizações, muitos enfrentando batalha judicial. Entre os agentes químicos causadores dos problemas está o DDT – Dicloro Difenil Tricloroentano – largamente utilizado após a segunda guerra mundial contra mosquitos transmissores da malária e do tifo.
A sessão foi solicitada ao deputado Arnaldo Jordy pelos próprios servidores, que querem discutir os encaminhamentos dados pela justiça. Muitos prejudicados estão aposentados e outros já teriam até morrido por causa do problema. Em todo o Brasil, há mais de mil trabalhadores contaminados e em Belém são cerca de 300, com registro de pelo menos 93 trabalhadores apresentando diagnóstico positivo com alto índice de contaminação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *