0
Amanhã, Moju realiza o Fórum Comunitário que abre as atividades do Selo Unicef Município Aprovado de 2010. No Pará, 110 dos 144 municípios assumiram o compromisso de implementar ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, serão monitorados até 2012 e, ao final, receberão o Selo os que obtiverem resultados expressivos nos indicadores da infância.


Até 2012, os municípios terão que executar ações que contribuam efetivamente para que o Brasil alcance os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, previamente acordados. Esta é a primeira vez que o Unicef inclui os municípios da Amazônia Legal na estratégia.

O Observatório Amazônico da Criança e do Adolescente capacita as equipes de monitoramento. Vão participar do Fórum conselheiros de direitos, de assistência, da saúde, de educação e tutelares, representantes dos programas PACS, PSF e ONGs, vereadores, agentes de segurança pública, jornalistas, radialistas, integrantes de instituições religiosas, de sindicatos e entidades de classe, famílias (da cidade e da zona rural), grupos organizados de adolescentes, Ministério Público, Juizado e Defensoria Pública.

Moju tem área de 9.093,850 Km², 68.600 habitantes (IBGE, 2009), IDH de 0,643 (PNUD, 2000) e PIB de R$ 135.530 mil (IBGE, 2005).

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Prefeitos no Palácio

Anterior

Bastidores da UHE-Belo Monte

Próximo

Você pode gostar

Comentários