Publicado em: 12 de janeiro de 2026
O tradicional cortejo do Cordão do Galo aconteceu no domingo (11), em Cachoeira do Arari. A manifestação cultural, além de reunir mais de 300 crianças e adolescentes, mobiliza toda a comunidade no encerramento de uma semana de atividades formativas voltadas à cultura popular. A ação integra a 18ª edição do projeto desenvolvido pelo Instituto Arraial do Pavulagem desde 2008 e tem como eixo a transmissão de saberes tradicionais, a convivência comunitária e o fortalecimento de identidades no território marajoara. O seu nome homenageia
Ao longo da semana, as oficinas contemplaram canto popular, dança, percussão, educação ambiental e economia criativa voltada ao uso sustentável dos recursos locais. A proposta articula linguagens artísticas e práticas educativas, estimulando o protagonismo das crianças no espaço público.
O cortejo teve concentração às 8h no Museu do Marajó e saiu às 9h pelas ruas da cidade. Ao chegar à Praça da Matriz, os jovens participantes se apresentaramm ao lado da Banda João Viana. A programação segue com um show especial às 11h, reunindo Íris da Selva, Mestra Jesus, Allan Carvalho e Zezinho Vianna. No palco, mestres locais e artistas contemplaram o público repertórios marajoaras e amazônicos.

Paralelamente às apresentações, aconteceu, na Praça da Matriz a Feira Criativa, realizada em parceria com a Cooperativa da Loja do Museu do Marajó. O espaço destacou o artesanato e a gastronomia produzidos por moradores.
O projeto integra o programa “Arrastão do Pavulagem – Cultura da Amazônia na COP30 e além”, que conta com patrocínio máster da Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, além do apoio do Governo do Estado do Pará, Prefeitura de Cachoeira do Arari e instituições locais. A iniciativa contribui para a formação cultural de crianças e adolescentes da ilha, fortalecendo identidades, preservando tradições e mantendo viva a herança das festividades do Glorioso São Sebastião.



Fotos e videos: Dário Pedrosa









Comentários