0
 

Nesta quarta, 25, às 17h, a Orquestra Guitarrônica da Escola de Música da Universidade Federal do Pará apresenta o espetáculo “Árvores Violonísticas”, no auditório Eneida de Moraes, no Museu da Imagem e do Som do Pará. O acesso é livre e gratuito.

O concerto presta homenagem a Tó Teixeira, violonista e compositor paraense que se tornou referência para o violão popular da Amazônia e integra o 52º Enarte 52, encerramento do semestre artístico-pedagógico da EMUFPA, e é fruto de parceria com a Kamara Kó Fotografias.

Sob coordenação do professor e músico Ziza Padilha, “Árvores Violonísticas” executará obras autorais e arranjos de clássicos do repertório paraense. A abertura será com “Suíte dos Ramos”, composição de Ziza Padilha. “Árvores Violonísticas faz parte do meu projeto de pesquisa do mestrado do Profartes, auto etnográfico onde uso a metodologia que me impulsionou ao violão criativo, nela busco todas a minhas referências. Tó Teixeira é matriz ancestral, árvore-mãe, fonte inesgotável onde todos buscam inspiração. Neste caminho foram plantadas sementes musicais e nestes jovens, alunos e integrantes da OGP. Vou plantando e colhendo novos frutos. Viva o violão paraense”, celebra o professor.

No repertório, obras emblemáticas de Tó Teixeira ganham nova leitura: “Bolo de Milho”, “Queixas de dois corações”, “Carimbó, divertindo a mocidade”, “Triste? Nunca!”, “Jesus nosso pastor”, “Revê del muchacha”, além das peças “Ária para violão” e “Mais uma lembrança”. Os arranjos foram elaborados coletivamente, como parte da vivência didática entre os músicos-orientadores e os estudantes-intérpretes.

A apresentação é parte da programação da exposição “Tó Teixeira – Mergulho na Vida e Obra”, em cartaz até 30 de agosto no MIS-PA. A mostra, realizada pela Kamara Kó Fotografias por meio do Programa Rouanet Norte, com patrocínio do Banco da Amazônia, Caixa, Correios e Banco do Brasil, e apoio institucional do Governo do Estado do Pará via Secult-PA, ocupa o espaço expositivo do Palacete Faciola com curadoria de Alexandre Sequeira, montagem e edição de Nando Lima, e colaboração de artistas e pesquisadores.

A exposição revela aspectos da trajetória de Tó Teixeira como uma das figuras mais influentes da música instrumental paraense, reunindo partituras, gravações, fotografias, depoimentos e objetos pessoais que ajudam a contar a história de sua vida e obra.

Antônio Teixeira — o inesquecível Tó — nasceu em 1893, em Belém do Pará, e foi um dos maiores nomes da música instrumental da Amazônia. Autodidata, tornou-se referência como professor de violão, tendo formado dezenas de músicos ao longo do século XX.

Figura discreta e generosa, Tó Teixeira dedicou a vida ao violão e à formação musical, deixando um repertório autoral de rara beleza, com peças que transitam entre o popular e o erudito, com fortes raízes amazônicas.

Homenageado em vida no palco do Theatro da Paz, em 1982, ali também houve o histórico concerto “Uma Noite com Tó”, agora como tributo póstumo, reunindo intérpretes de diferentes gerações para celebrar sua arte e legado, sob a direção musical de Salomão Habib. Seu estilo combina lirismo, técnica refinada e forte identidade regional, com composições que dialogam com o choro, o carimbó e outras manifestações da cultura amazônica.

O Museu da Imagem e do Som do Pará funciona no Palacete Faciola, na Av. Nazaré, nº 132.

RE-PA 779: Papão vence com autoridade em um capítulo decisivo na Série B 2025

Anterior

Desembargador Ricardo Nunes eleito para a APLJ

Próximo

Você pode gostar

Comentários