0
 

Desde as 5h da madrugada desta sexta-feira (21) comunidades quilombolas e moradores de vilas da região estão bloqueando totalmente a PA-483 (Alça Viária), no Trevo Perna Leste. O protesto reúne centenas de pessoas contra a decisão judicial que permite estudos para a instalação de um aterro sanitário no município de Acará (PA), pela empresa Ciclus Amazônia. A interdição na altura do Km 24 e Km 32 causou uma fila quilométrica de veículos particulares, vans e ônibus, nos dois sentidos da via.

Os manifestantes vivem em cerca de trinta comunidades tradicionais – quilombolas, caboclas e ribeirinhas – e pedem a revogação imediata da medida.

Equipes de segurança acompanham o ato. Até agora, não há previsão de liberação da rodovia. Enquanto isso, os municípios de Moju, Barcarena, Abaetetuba e o acesso à antiga PA-150, que liga Belém ao sul do Pará, não podem ser alcançados. Atos semelhantes já ocorreram nas últimas semanas, inclusive nas redondezas da COP30, em Belém.

O caso é que, sem consultar a população, o governador Helder Barbalho (MDB) anunciou a instalação de um aterro sanitário no município de Bujaru (PA), destinado a receber resíduos sólidos da Região Metropolitana de Belém. O projeto ameaça áreas de várzea e nascentes de rios que abastecem parte significativa do estado, além de colocar em risco trinta comunidades tradicionais – quilombolas, indígenas e ribeirinhas – que vivem da terra e da natureza e são as maiores vítimas da destinação inadequada do lixo.  A região fica entre os rios Guamá e Acará, alaga e haveria contaminação do solo e cursos d’água. A própria Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Sustentabilidade recusou o licenciamento do projeto,

No mês passado, o desembargador Luiz Gonzaga Neto, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, revertendo arquivamento anterior, determinou que a Semas retomasse o processo de licenciamento ambiental da Ciclus Amazônia para o aterro no Acará.

A população vem tentando ser ouvida, sem êxito, e por isso apelou para atos de protesto.

Negociações de alto nível na COP30 continuam travadas

Anterior

Jair Bolsonaro preso após suspeita de tentativa de fuga

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários