0
 
Já começou hoje a propaganda eleitoral na mídia eletrônica. No rádio, chamou atenção o descompasso entre o programa da candidata do PT, Regina Barata, e os demais. Enquanto todo mundo embarcou em temas que sabidamente interessam e mobilizam a opinião pública, ela falou pausadamente de seus pais e sua formação. Eder Mauro(PSD), como era de se esperar, tem a campanha mais agressiva, e anuncia que tratará bandido como bandido. Edmilson aproveitou para surfar nas pesquisas, que lhe dão liderança no cenário. Zenaldo(PSDB) realçou sua gestão e o equilíbrio das contas. Maneschy(PMDB) se apoiou na sua experiência acadêmica e de gestão do terceiro maior orçamento do Pará. Lélio Costa(PCdoB) se valeu de ser novidade. 

Como toda a sociedade é afetada pela violência, a segurança pública está sendo usada com vigor, embora nunca seja demais lembrar que essa atribuição não é da alçada municipal. Dizer que um prefeito resolverá problema da violência e insegurança pública é prometer o que não se pode cumprir. 

Zenaldo Coutinho está com 3 minutos e 35 segundos no programa eleitoral e 15 minutos e 6 segundos de inserções ao longo do dia. Cleber Rabelo (PSTU) tem 6 segundos no programa e 25 segundos de inserções. Úrsula Vidal (Rede) conta com 22 segundos no programa e 1m e 32 segundos de inserções. Carlos Maneschy pode usar 2 minutos e 36 segundos no programa e 10 minutos e 56 segundos de inserções. Lélio Costa tem 15 segundos no programa e 1 minuto e 3 segundos de inserções. Edmilson Rodrigues 42 segundos no programa e 2min e 59s de inserções. Luiz Menezes (PCB) ficou com 6 segundos de programa e 25 segundos de inserções. Eder Mauro com 47 segundos no programa e 3 min e 18s de inserções. Ivanildo Gomes (PRTB) pode usar 7 segundos no programa e 30 segundos de inserções. Regina tem 1 min e 21 s de programa e 5 min e 43 s de inserções ao longo do dia. 

A propaganda eleitoral será veiculada de segunda a sábado, em dois blocos de dez minutos cada, no caso de campanha para prefeito, já que a Reforma Eleitoral (Lei 13.165/2015), acabou com a propaganda eleitoral em bloco para candidatos a vereador. Na TV a propaganda será transmitida das 13h às 13:10h e das 20h às 20:10h. No rádio, das 7h às 7:10h e das 12h às 12:10h.
As inserções serão veiculadas em tempos de 30 e 60 segundos, para prefeito e vereador, de segunda a domingo, com total de 70 minutos diários, distribuídos ao longo da programação entre 5h e 00h. 

A divisão obedece à proporção de 60% para candidatos prefeito e 40% para candidatos a vereador.
A Reforma Eleitoral também diminuiu o período de veiculação da propagada eleitoral de 45 para 35 dias. Logo, o último dia para a transmissão será 29 de setembro.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Novo bispo do Marajó assume amanhã

Anterior

Vertigem de linhas no espaço cultural do TRT8

Próximo

Você pode gostar

Comentários