0
 
A chegada de cerca de 60 embarcações indígenas a São Félix do Xingu, no sudeste do Pará, ontem, no final da tarde, foi um espetáculo à parte na Semana dos Povos Indígenas, aberta oficialmente hoje, já com as modalidades atletismo masculino, jogos e futsal feminino, além de provas de arco e flexaEm trajes tradicionais, cada etnia cantou e dançou na orla do rio Fresco, depois de uma  viagem de 200 quilômetros a partir das aldeias localizadas às margens do rio Xingu e seus afluentes. 

Só na Terra Indígena Kayapó há treze aldeias(Apêjti, Àukre, Kndjêrêkrã, Kôkrajmôrô, Krmajti, Kubnkrãkêj, Môjkàràkô, Ngômejti, Pykarãrãkre, Pykatô, Pykatum, Rikaro e Tepdjati). Mais duas estão localizadas na Terra Indígena Mkrãgnoti (Kawatire e Kndjam) e duas na Terra Indígena Las Casas (Tekrejarôtire e Kaprãnkrere).  
Estão sendo oferecidos às comunidades indígenas pelo Governo do Estado, durante toda a semana, serviços de cidadania e saúde visual, além de programação cultural, que inclui exposição de artesanato e pinturas corporais.

As fotos são de Thiago Gomes.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Alepa celebra 120 anos da 1ª igreja Batista

Anterior

III Encanta vai até o dia 21

Próximo

Você pode gostar

Comentários