Em iniciativa inédita, o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro celebra os percursos individuais e coletivos que construíram as políticas de salvaguarda do patrimônio cultural no Brasil, lançando a obra “Em Defesa do Patrimônio Cultural”, organizado por…

Neste sábado, 16, postos de saúde ficarão abertos para a vacinação com foco em menores de 15 anos. Em Belém, 11 unidades vão funcionar das 8h às 14h. A campanha da Multivacinação iniciou no dia 04 de outubro e segue…

De autoria do carnavalesco e professor Paulo Anete, o enredo para o Carnaval 2022 da Escola de Samba Grêmio Recreativo Carnavalesco e Cultural Os Colibris, de Belém do Pará, é “Zélia Amada/ Zélia de Deus/ Zélia das Artes/ Herdeira de…

Batizada de sagui-de-Schneider (Mico schneideri), em homenagem ao pesquisador brasileiro Horácio Schneider (1948-2018), geneticista da Universidade Federal do Pará e pioneiro da filogenética molecular de primatas, a descoberta alvoroçou a comunidade científica internacional. A nova espécie de sagui amazônico do…

Círio Fluvial Noturno de Oriximiná

Amanhã é o dia de um dos mais belos e representativos eventos dos paraenses.  O Círio Fluvial Noturno de Oriximiná é declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Pará, integra o calendário oficial do Estado e a festividade, que dura 15 dias, atrai romeiros de várias partes do Brasil e turistas estrangeiros. Logo de manhã cedo a imagem de Santo Antonio, padroeiro de Oriximiná, vai da Igreja Matriz, em um cortejo de barcos grandes, médios, pequenos e canoas até a comunidade ribeirinha de Santa Maria Gorete – Aimin, de onde, às 18h, sai o círio propriamente dito. Centenas de embarcações, desta feita ladeadas por 12 mil barquinhos luminosos soltos no rio Trombetas, conduzirão a imagem do padroeiro até o porto da cidade, com chegada prevista para as 20:30h, em meio a grandioso espetáculo de luz e cor dos fogos de artifício e a emoção dos fiéis, e depois segue em procissão até a Igreja Matriz para a celebração de Missa. Há 69 anos  a tradição se repete. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *