Nesta sexta-feira (31), data de nascimento de Bruno de Menezes, a Casa da Linguagem será o palco da programação da Virada Literária, envolvendo performances literárias, exposição varal das ilustrações de Tadeu Lobato e Cláudia Cruz - que darão depoimentos sobre…

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará aprovou nesta terça-feira (28) o Projeto de Lei nº 93/2023, autorizando o Poder Executivo a contratar operação de crédito externo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de até cem milhões…

A sessão da Asembleia Legislativa do Pará, hoje, foi inviabilizada pela ausência de dois terços dos deputados e deputadas. No horário destinado à discussão e votação de projetos, como só onze deputados estavam presentes no plenário, o presidente da Alepa,…

A Assembleia Legislativa aprovou hoje a criação da Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional, oriunda do desmembramento de parte das atribuições da Sedop – Secretaria de estado de Obras Públicas. Em sua Mensagem endereçada ao presidente da Alepa,…

Círio Fluvial Noturno de Oriximiná

Amanhã é o dia de um dos mais belos e representativos eventos dos paraenses.  O Círio Fluvial Noturno de Oriximiná é declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Pará, integra o calendário oficial do Estado e a festividade, que dura 15 dias, atrai romeiros de várias partes do Brasil e turistas estrangeiros. Logo de manhã cedo a imagem de Santo Antonio, padroeiro de Oriximiná, vai da Igreja Matriz, em um cortejo de barcos grandes, médios, pequenos e canoas até a comunidade ribeirinha de Santa Maria Gorete – Aimin, de onde, às 18h, sai o círio propriamente dito. Centenas de embarcações, desta feita ladeadas por 12 mil barquinhos luminosos soltos no rio Trombetas, conduzirão a imagem do padroeiro até o porto da cidade, com chegada prevista para as 20:30h, em meio a grandioso espetáculo de luz e cor dos fogos de artifício e a emoção dos fiéis, e depois segue em procissão até a Igreja Matriz para a celebração de Missa. Há 69 anos  a tradição se repete. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *