A empresa de ônibus Belém-Rio, que faz a linha para o distrito de Outeiro – Ilha de Caratateua, em Belém, aparentemente está falida e reduziu pela metade a sua frota, causando enorme sofrimento aos usuários do transporte coletivo. O serviço,…

A Cosanpa abriu nada menos que seiscentos buracos imensos nos bairros mais movimentados de Belém, infernizando a vida de todo mundo com engarrafamentos e causando graves riscos de acidentes, principalmente porque chove sempre, e quando as ruas alagam os buracos…

O Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr. inaugurou nesta quinta-feira, 16, o Núcleo Eleitoral do Ministério Público do Estado do Pará, que vai funcionar na sede das Promotorias de Justiça de Icoaraci, distrito de Belém. O coordenador será o promotor…

A desembargadora Maria de Nazaré Saavedra Guimarães, que se destaca pelo belo trabalho que desenvolve à frente da Comissão de Ações Judiciais em Direitos Humanos e Repercussão Social do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, e que já coordenou…

Círio de Oriximiná, Patrimônio Cultural Imaterial

O Círio Fluvial Noturno de Oriximiná, em homenagem ao padroeiro Santo Antônio, integrará o Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará. Projeto de lei nesse sentido foi apresentado pelo deputado Júnior Ferrari (PTB). A tradição teve origem quando o devoto José Carapina levou a imagem do santo pelo rio Trombetas, em uma canoa com cerca de sete palmos – quase dois metros de comprimento e meio metro de largura -, acompanhado de outras pequenas canoas. Uma mulher que integrava o cortejo usou uma vela para iluminar o rio e, para proteger suas mãos, a colocou dentro de uma cuia. Durante a procissão, a vela caiu no rio e todos ficaram muito impressionados com o efeito visual. Desde então, na noite do primeiro domingo do mês de agosto, milhares de velas flutuam sobre o rio dentro de pequeninas canoas, e centenas de embarcações enfeitadas promovem grandioso espetáculo de luz e cor, embalado pela emoção dos fiéis.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *