No Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, uma comissão representando os povos tradicionais de matrizes africanas do estado do Pará foi recebida na Assembleia Legislativa, durante a sessão ordinária desta terça-feira (21), pelo…

Através do Projeto de Lei complementar nº 7/2023, que cria a Fundação Rádio e Televisão Assembleia Legislativa do Pará (FRTPA), aprovado nesta terça-feira à unanimidade (inclusive pelos dois deputados de oposição, Toni Cunha e Rogério Barra), a Mesa Diretora da…

O empresário Fabio Sicilia, chef, sommelier, chocolatier e restaurateur, idealizador e CEO da Gaudens Chocolate, e sócio de sua irmã - a também chef de cuisine Ângela Sicilia - no restaurante Famiglia Sicilia, foi agraciado hoje com Votos de Aplauso…

O Teatro Popular Nazareno Tourinho (praça do Carmo, 48, Cidade Velha), abriu nesta segunda-feira, 20, a exposição “Fauna e Flora Brasileira”, com gravuras que retratam a biodiversidade brasileira, difundindo a preservação ambiental e o pioneirismo de Emílio Goeldi e Oswaldo…

Círio de Oriximiná, Patrimônio Cultural Imaterial

O Círio Fluvial Noturno de Oriximiná, em homenagem ao padroeiro Santo Antônio, integrará o Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará. Projeto de lei nesse sentido foi apresentado pelo deputado Júnior Ferrari (PTB). A tradição teve origem quando o devoto José Carapina levou a imagem do santo pelo rio Trombetas, em uma canoa com cerca de sete palmos – quase dois metros de comprimento e meio metro de largura -, acompanhado de outras pequenas canoas. Uma mulher que integrava o cortejo usou uma vela para iluminar o rio e, para proteger suas mãos, a colocou dentro de uma cuia. Durante a procissão, a vela caiu no rio e todos ficaram muito impressionados com o efeito visual. Desde então, na noite do primeiro domingo do mês de agosto, milhares de velas flutuam sobre o rio dentro de pequeninas canoas, e centenas de embarcações enfeitadas promovem grandioso espetáculo de luz e cor, embalado pela emoção dos fiéis.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *