O Teatro Popular Nazareno Tourinho (praça do Carmo, 48, Cidade Velha), abriu nesta segunda-feira, 20, a exposição “Fauna e Flora Brasileira”, com gravuras que retratam a biodiversidade brasileira, difundindo a preservação ambiental e o pioneirismo de Emílio Goeldi e Oswaldo…

O Brasil perdeu 536 mil hectares para o fogo entre janeiro e fevereiro de 2023. A quase totalidade dessa área – 487 mil hectares, ou 90% do total – foi na Amazônia. Os dados são do Monitor do Fogo do…

O vereador Paulo Enildo Dos Santos Oliveira, de Bagre, município do arquipélago do Marajó, foi denunciado por estupro de uma adolescente. A mãe da vítima, ao tomar conhecimento do crime, registrou a ocorrência na Delegacia da Mulher de Breves, receosa…

Três projetos de jovens cientistas parauaras são finalistas na 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharias - Febrace, em São Paulo, que acontece no período de 20 a 24 deste mês. Dois deles receberam apoio do Governo do Pará, via…

Cid Gomes recebeu pleito do Marajó

O Movimento Marajó Forte aproveitou a visita do ministro da Educação, Cid Gomes ao Instituto Federal do Pará, na sexta-feira  passada(27),  e entregou documentos relativos à campanha Pró-Criação da Universidade Federal do Marajó. O reitor do IFPA, Prof. Dr. Élio Cordeiro, concedeu um tempo, após as apresentações do corpo técnico e dos representantes dos discentes do instituto, para que o coordenador do MMF, Ricardo Fialho, apresentasse um resumo dos indicadores sociais e de desenvolvimento na mesorregião do Marajó, chamando a atenção do ministro para os indicadores sociais de desenvolvimento humano, além do baixo desempenho do ensino fundamental e médio aferidos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no arquipélago. Vários municípios não têm conseguido alcançar a meta estabelecida pelo MEC, cujo objetivo é medir a qualidade de cada escola e rede de ensino. Enfim, todo o arquipélago demanda melhorias, mais investimentos e ampliação da oferta de vagas no ensino médio (principalmente na zona rural), técnico-profissionalizante e superior nas três microrregiões (Arari, Furo de Breves e Portel). 

O coordenador do Movimento fez um retrospecto das ações já realizadas pela campanha Pró-Criação da Universidade Federal do Marajó junto à UFPA, IFPA, Assembleia Legislativa, Câmara Federal, MEC e Presidência da República. Após conferir rapidamente os dados recebidos, Cid Gomes disse que já havia tomado conhecimento da situação, inclusive pelo próprio IFPA, que reforçou a necessidade de implantação de novo campus do Instituto no Marajó. O ministro solicitou ao Movimento e às instituições federais de ensino superior que levantem a demanda e oferta de vagas  no ensino técnico-profissionalizante e superior na região, para melhor análise e escolha da microrregião e município que deverá sediar a unidade pleiteada, a fim de encaminhá-la à apreciação da presidente Dilma Roussef. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *