0
 

Começou ontem, 11, a mais intensa chuva de meteoros no mundo no ano todo, parcialmente visível em todo o Brasil. A temporada de 2025 vai até terça-feira, dia 16. O auge será na noite deste sábado para domingo.

Esses e outros detalhes estão no guia de observação que o doutor Gabriel Hickel, professor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), elaborou a pedido do Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O Dr. Gabriel é parceiro no programa “O Céu em Sua Casa”.

O ON explica que adota “as Geminidas” porque “estrelas cadentes” são o termo popular para “meteoros”. Quanto à grafia, o Dr. Gabriel complementa: “Há também quem prefira “geminídeos”, porque o aportuguesamento do latim permite as duas formas (“idas” e “ídeos”). No fundo, todos estão certos”. 

“O melhor horário para observar a Geminidas será entre 22h e o alvorecer. Será preciso estar atento para evitar a Lua, pois o brilho atrapalha a observação dos meteoros menos brilhantes, justamente os mais numerosos”, explicou o cientista. Todos os horários mencionados são de Brasília.

Assim, apesar de as Geminidas apresentarem percentual de 30% de meteoros brilhantes, a Lua, que passará de minguante para nova, atrapalhará a observação dos mais fracos, sobretudo na segunda metade da noite.  Por isso, é recomendado observar as Geminidas entre 22h30 e meia-noite de 12 e 13 de dezembro, pois a Lua ainda estará abaixo ou próxima ao horizonte. Nas noites de 14 e 15, o melhor horário é entre 22h20 e 2h. 

Foto de Eduardo Santiago, do Projeto Exoss, em Nova Santa Rita (RS).

Fazendeiro condenado por desmatar floresta no Pará 

Anterior

“Excesso” no Teatro Universitário Cláudio Barradas, em Belém

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários