0
 
Nesta quarta, 24, chegam ao Pará os cabos subaquáticos que levarão energia a municípios do arquipélago do Marajó. No mesmo dia, será iniciado o lançamento da tecnologia que vai inserir Ponta de Pedras, Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari, Santa Cruz do Arari, Anajás, Chaves, Afuá, São Sebastião da Boa Vista e Muaná ao Sistema Interligado Nacional. A parte inicial da interligação terá investimento em torno de R$ 60 milhões, e inclui ampliação e construção de subestações e de 36 Km de rede, sendo uns 17 quilômetros subaquáticos.
Os cabos foram fabricados em Vila Velha(ES) e transportados para Barcarena em navio especial para este tipo de serviço. 

Ao chegar ao Pará, o navio será posicionado em Barcarena, onde a Celpa iniciará o lançamento dos cabos com o auxílio de skid rollers, equipamentos motorizados que giram as bobinas onde os cabos estão enrolados, soltando-os até o meio do rio. O mesmo procedimento será feito em Ponta de Pedras. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

A mulher e a política no Brasil

Anterior

O 5º Mandamento e a desigualdade

Próximo

Você pode gostar

Comentários