0

Wanda Monteiro está em Belém para o lançamento de “Chão de exílio” (Amo! Editora, 2022), o primeiro volume de uma trilogia em homenagem ao seu pai, o jornalista, advogado, escritor e político Benedicto Monteiro, um dos maiores intelectuais nascidos e atuantes no Pará no século XX. O livro, que reúne contos e testemunhos poéticos, terá sessão de autógrafos nesta quarta-feira, 16 de março, às 20 horas, no Núcleo Ná Figueredo (Av. Gentil Bittencourt, 449 – Nazaré).

Na década de 1970, Wanda Monteiro enfrentou um período de isolamento social decorrente da perseguição política sofrida por seu pai. Nascido em Alenquer, no Baixo Amazonas, deputado estadual, Benedicto Monteiro (1924-2008) foi acusado de subversão à ordem, por atuar em defesa da reforma agrária no Pará. Ele fugiu para o alto Curuá, na microrregião de Santarém do Pará, caçado como um animal, negociou sua rendição mas foi preso e humilhado em Belém do Pará e teve seus direitos políticos cassados injustamente. Depois de solto, para proteger a família, Benedicto viveu no exílio autoimposto em Belém, afastando os filhos do convívio social.

“Chão de exílio” pode ser tanto o quintal da casa de sua infância, como o chão metafísico, alicerçado na literatura, nas histórias contadas pelo pai e nos livros dos quais nasceu o seu encanto pela literatura.

A obra tem narrativa híbrida, que se desenvolve em prosa poética a partir da memória ora revisitada, ora reinventada. No geral, são histórias reais, contudo, Wanda recorre a alegorias e testemunhos poéticos, renomeando personagens e localizações geográficas. São 12 textos inéditos, incluindo uma “Carta ao pai”, em que a autora esclarece: “Escolho outra espécie de exílio: viver o afeto de meus filhos, a escrita de meus livros.

Natural de Alenquer (PA), Wanda Monteiro é escritora, poeta e advogada. Seus textos foram publicados em dezenas de antologias e revistas literárias, entre as quais Mallamargens, Gueto e Acrobata. É autora das obras: “O beijo da chuva” (Ed. Amazônia, 2008); “Anverso” (Ed. Amazônia, 2011); “Duas mulheres entardecendo” (Ed. Tempo, 2015), com a escritora Maria Helena Latinni; “A liturgia do tempo e outros silêncios” (Ed. Patuá, 2019); e “Aquatempo – Aquatiempo” (Ed. Patuá, 2020), em edição bilíngue para o espanhol.

O catálogo de publicações da Amo! Editora reúne sobretudo os autores contemporâneos da Amazônia. Sua proposta é lançar ou relançar obras fundamentais à compreensão do legado e da diversidade da região, com o diferencial de promover também a acessibilidade de seus títulos por meio de audiolivros. Obras inéditas de João de Jesus Paes Loureiro e Lilia Silvestre Chaves, entre outros autores, compõem o portfólio da editora. 

Serviço:

Lançamento e sessão de autógrafos do livro “Chão de exílio”, de Wanda Monteiro

Data: 16 de março de 2022

Horário: 20h

Local: Núcleo Ná Figueredo (Av. Gentil Bittencourt, 449 – Nazaré).

COISAS DO BARATA

Anterior

Marajó pede à UEPA expansão de seu compromisso social

Próximo

Você pode gostar

Comentários