Publicado em: 8 de agosto de 2025
O ex-Procurador-Geral de Justiça do Estado, César Bechara Nader Mattar Júnior, aos 56 anos, foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, em vaga destinada ao Ministério Público do Estado do Pará, pelo Quinto Constitucional.
César Mattar Jr. nasceu em Beirute, capital do Líbano, em 7 de outubro de 1968. Neto de libaneses, filho de pai paraense e mãe libanesa, é casado com a Adriana Mattar, com quem tem dois filhos, Maria Clara e Cesár Neto. O novo desembargador ingressou na Universidade Federal do Pará aos 17 anos, onde concluiu, aos 21, o Bacharelado em Ciências Jurídicas. Com proficiência nas línguas inglesa e francesa e após ter advogado por cinco anos, um deles como Defensor Público, ingressou no Ministério Público do Estado do Pará no dia 20 de setembro de 1994.
No MPPA exerceu as funções de assessor da Procuradoria-Geral de Justiça para o Senado Federal, Câmara dos Deputados, Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), de outubro de 2015 a janeiro de 2017; coordenador do Centro de Apoio Operacional Constitucional (Fev/2016 – Jan/2017) e coordenador das Promotorias de Justiça da Cidadania (Jan/Out-2018).
Presidiu da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (AMPEP) nos biênios 2006/2008 e 2008/2010; e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) nos biênios 2010/2012 e 2012/2014. Em 2022, foi eleito para a vice-presidência do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) – Região Norte.
Por dois mandatos consecutivos foi Procurador-Geral de Justiça, e desde o início do primeiro mandato sua gestão teve mais mulheres do que homens. 67% dentre os membros integrantes da administração, inclusive nomeou a 1ª mulher na história do MPPA a coordenar o GAECO.
Também aportou investimentos em inteligência e contrainteligência, e hoje o GSI e o GAECO figuram entre os melhores das unidades ministeriais em todo o país, e em tecnologia da informação e nos sistemas finalísticos.
César Mattar Jr. foi o mais votado pelos seus pares do MP e também pelo Pleno do TJ. Sua nomeação é o ápice de uma brilhante carreira.
Comentários