0
 

O Centro de Saúde Escola “Reitor Luís Anísio Camarão Chaves”, vinculado à UNIFAMAZ – Centro Universitário da Amazônia, do Grupo Educacional Ceuma, agora está habilitado a prestar atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), favorecendo a ampliação da rede pública de serviços em Belém com consultas ambulatoriais e outros atendimentos especializados realizados de forma gratuita. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 18h, na Rua Municipalidade, nº 569-651, no bairro do Reduto.

O Centro de Saúde Escola oferece consultas médicas especializadas e a serviços multiprofissionais, o que contribuirá para o desafogamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dos hospitais da capital, além de reduzir as filas e o tempo de espera para atendimentos prioritários. O espaço reúne Ambulatório Médico, Clínica Escola de Psicologia, Clínica Escola de Odontologia, Laboratório de Análises Clínicas e Sala de Vacinação, formando uma estrutura integrada de assistência e formação profissional. Os atendimentos acontecerão a partir de encaminhamentos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), por meio do sistema de regulação SISREG.

A reitora da UNIFAMAZ, Adriana Gorayeb, destacou que “trata-se de uma parceria estratégica, em que a ação integrada entre a prefeitura de Belém e o nosso centro universitário contribui para ampliar a rede municipal de saúde em benefício de toda a comunidade”. Segundo ela, o convênio fortalece não apenas o atendimento à população, mas também o papel formador da instituição: “outro aspecto fundamental dessa parceria é a integração ensino-serviço-comunidade: como unidade escola, o Centro promove a formação de futuros profissionais de saúde alinhados aos princípios do SUS e às necessidades reais da população, fortalecendo a rede municipal não apenas na prestação de serviços, mas também na qualificação da força de trabalho”.

Fundado em 2016, o Centro de Saúde Escola iniciou suas atividades com o Ambulatório de Especialidades Médicas, acompanhando a implantação do curso de Medicina da UNIFAMAZ. Desde então, o espaço vem ampliando sua estrutura e áreas de atuação, incorporando novos serviços e especialidades. Atualmente, é um polo de referência multiprofissional, que articula assistência, ensino, pesquisa e extensão.

Com mais de 12 mil consultas anuais, o Centro é equipado com laboratórios modernos e clínicas integradas. O espaço permite que estudantes de diferentes cursos da área da saúde desenvolvam competências técnicas e humanas sob supervisão docente, dentro da lógica de atendimento humanizado e interdisciplinar que caracteriza o SUS.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Academia Paraense de Jornalismo empossou sete novos membros

Anterior

Veículo de indígenas Parakanã é incendiado em Novo Repartimento

Próximo

Você pode gostar

Mais de Saúde

Comentários