0

O Memorial dos Povos Negros, que está em construção na área do Complexo Ver-o-Rio, já em fase avançada de execução, foi visitado por representantes do Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará (Cedenpa).

Antiga reivindicação de movimentos sociais por um espaço público para abrigar e valorizar a cultura e história dos povos negros da Amazônia, o Memoriao terá três pavimentos ligados por rampa, a fim de garantir acessibilidade, e o projeto inclui um anfiteatro, uma biblioteca e um espaço circular multiuso, além de um grande deque no formato da proa de navio.

Cada um dos espaços vai homenagear personalidades negras.

A previsão é de que a obra, concebida e indiciada na gestão anterior, seja entregue ainda nos 100 primeiros dias de gestão do prefeito Igor Normando.

O espaço será aberto ao público para atividades culturais e econômicas. Além da estrutura interna, a área externa do espaço também conta com quiosques para trabalho de empreendedores negros, que poderão vender alimentos, artesanatos, artigos de vestuário e outros itens em momentos oportunos.

De acordo com o Censo 2022 do IBGE, 73,3% da população de Belém se considera negra, um percentual alto, que a coloca entre as dez capitais do país com a maior quantidade de pessoas negras em relação à população.

Associação Mãe Resex elegeu diretoria

Anterior

Bloco da Inclusão abriu o Carnaval de Abaetetuba

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários