0
 
O cardeal Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito e vigário geral da arquidiocese de São Paulo, vai cumprir extensa agenda em Breves, Portel e Melgaço, no arquipélago marajoara, a convite do bispo do Marajó, Dom José Luiz Azcona, que o acompanha. Desta terça, 23, a 26 de fevereiro, além de audiências públicas e diversos encontros com a comunidade, a comitiva irá à região do rio Tajapuru, conhecer de perto a triste situação da exploração sexual de crianças e adolescentes nas balsas, conhecidas como “meninas balseiras”. A Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte II quer que o cardeal – que é amigo pessoal do Papa Francisco -,  peça a ele que se manifeste no sentido de que o mundo olhe para o Marajó e ongs e filantropos invistam os recursos necessários para salvar esses meninos e meninas, que deixam a sala de aula na mais tenra idade e sofrem todo tipo de abuso. 

Em Breves, o cardeal visitará a Comunidade de Nossa Senhora de Fátima, o presídio, as Irmãs de Notre Dame e Irmãs da Caridade de Santana, celebrará missa na Paróquia São José e Sta. Teresinha e conversará com a comunidade paroquial. Em Portel
participará de audiência pública e terá encontro com a juventude; 
irá à Comunidade Ágape da Cruz e celebrará missa. Em Melgaço viajará até a Comunidade N. Sra. do Desterro e no retorno fará parada na Comunidade São Miguel, no rio Tajapuru;
conhecerá o Centro de Evangelização, as comunidades São Pedro e Sagrado Coração de Jesus; celebrará missa e participará de audiência pública. No dia 27, cedo, retorna a Belém. Todo o percurso será feito de barco. O cardeal é franciscano e cultiva, como o Papa e o bispo Dom Azcona, a simplicidade.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Concerto da Amazônia Jazz Band

Anterior

O exuberante Lago Maicá

Próximo

Você pode gostar

Comentários