O Tribunal de Contas do Estado do Pará abre na segunda-feira, 2 de outubro, às 17h, a 13ª Exposição ‘Canoas de Promesseiros 2023: a inclusão embarca aqui’, nos espelhos d’água do prédio-sede, em Belém. O tema deste ano é um chamamento à maior participação de pessoas com o espectro autista na programação alusiva ao Círio de Nazaré.
A exposição com barquinhos de miriti faz referência à procissão fluvial, e destaca o trabalho dos artesãos do município de Abaetetuba, responsáveis pela confecção das peças. O cenário conta com iluminação especial, e foi idealizada pelo conselheiro aposentado do TCE-PA Nelson Chaves. Após o fim da exposição, marcado para o dia 16 de outubro, as duzentas miniaturas serão doadas a alunos da rede pública estadual de ensino, 60 delas pintadas por crianças autistas na Oficina de Brinquedos de Miriti.
Além de emocionar fiéis e turistas, a ‘Canoas de Promesseiros’ contribui, ainda, para dar visibilidade a uma das importantes cadeias produtivas de famílias ribeirinhas da região do Baixo Tocantins: o extrativismo do miriti. A exposição apresenta todo o universo da cultura do miriti e a vida do povo ribeirinho que utiliza os rios como meio de transporte. Na exposição “Canoas de Promesseiros” há barcos das mais diversas cores, tamanhos e dos mais variados tipos: rabetas, balsas, corvetas, popopô, canoas e casquinhos.
Comentários