0

Em maio deste ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) descobriu um esquema fraudulento que enganou diversos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): um site que imitava a página oficial de inscrições do exame e direcionava os usuários para uma seção de pagamentos, onde o golpe era aplicado.

A situação se agravou agora, com a aproximação do exame, quando muitos candidatos, ao receberem a divulgação dos locais de prova para o Enem, que inicia neste domingo, perceberam que suas inscrições não haviam sido validadas. No portal Reclame Aqui, várias pessoas relataram terem caído na fraude.

O Inep reiterou que o pagamento da inscrição, durante o período hábil, deveria ser feito exclusivamente por meio do boleto bancário do Banco do Brasil, o qual o inscrito obtinha após o acesso ao sistema do exame com o login único do Gov.br. As vítimas do golpe relataram que realizaram pagamentos via Pix a uma empresa que, acreditavam, era uma terceirizada responsável pelo processo de inscrição. No entanto, o Inep esclareceu que a identificação do pagamento para o Enem é sempre o “Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira”.

O inquérito sobre o caso, conduzido pela Polícia Federal, ainda está em andamento. O Enem 2024 está agendado para os dias 3 e 10 de novembro. O exame, que avalia o desempenho dos estudantes do ensino médio, é uma porta de entrada para instituições de ensino superior em todo o Brasil e também é utilizado para acesso a programas de financiamento estudantil e bolsas de estudo. Os candidatos devem estar atentos às orientações do Inep para garantir uma participação tranquila no exame.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Começou a transição em Belém

Anterior

Tambores do Pacoval , Mestra Bigica e Ronaldo Guedes no Amazônia Mapping 2024

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários