0
Publicado: 3 de abril de 2025  

A noite do último dia 26 de março celebrou a trajetória de superação de estudantes e o protagonismo marajoara na gestão universitária com a primeira cerimônia de outorga de grau da turma de Letras – Língua Inglesa do Campus Universitário do Marajó-Soure da Universidade Federal do Pará (UFPA) sob a condução da nova gestão do campus. A solenidade, marcada por emoção, reconhecimento e forte simbolismo, foi presidida pelo coordenador geral do campus, Doutor Juliano Cássio da Silva Conceição, ao lado da vice-coordenadora, professora Doutora Leandra Cardoso Pinheiro.

O momento comemorou não apenas a formação acadêmica dos novos licenciados, mas também a superação de inúmeros desafios enfrentados pela turma ao longo da graduação, especialmente os impactos da pandemia da Covid-19, que se instalou logo nos primeiros períodos da turma que entregou à população dezesseis novos professores.

Em discurso durante a cerimônia, o Dr. Juliano Cássio destacou a relevância do evento para a comunidade acadêmica e para a sociedade marajoara: “É uma enorme satisfação e alegria a cada novo profissional que conseguimos formar e entregar à sociedade. São novas vidas que a educação estará a serviço para transformar — e assim transformar o mundo.”

A colação de grau pontua o papel institucional da UFPA no interior do estado e seu compromisso com a democratização do ensino superior de qualidade.

Com mais de 20 anos de atuação no campus, o agora coordenador geral viveu a noite como um marco pessoal e coletivo.

“Dentre tantas colações que já testemunhei e me emocionei como Mestre de Cerimônia ao longo desses 20 anos a serviço do campus e da sociedade marajoara, esta tem uma representatividade especial, pois foi a primeira presidindo os trabalhos como Coordenador Geral do Campus. Sou o primeiro Marajoara eleito e nomeado para coordenar o Campus Universitário do Marajó-Soure em quase 40 anos de existência. O primeiro Preto, da periferia, Marajoara, Sourense, Papa Bagre — como se fala para as bandas daqui — e o primeiro Técnico Administrativo em Educação de toda a UFPA eleito e nomeado para coordenar um campus do interior em quase 70 anos de existência da instituição.”

O coordenador também enfatizou que sua presença na liderança do campus pode inspirar novas gerações, especialmente os jovens da região, a acreditarem na educação pública como caminho de transformação e mobilidade social.

A cerimônia foi encerrada com aplausos, emoção e um sentimento coletivo de missão cumprida. Para os formandos, a outorga de grau foi a coroação de uma jornada marcada por resiliência, especialmente diante das limitações estruturais e das dificuldades impostas pela pandemia. Para seus familiares, foi um momento de orgulho e esperança renovada.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Vereadores extinguem programa de combate à fome em Belém

Anterior

Atendimentos médicos gratuitos no Tapanã hoje

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários