0
 
A família de Lygia Guerreiro finaliza os preparativos para inaugurar em setembro deste ano, na Fazenda Alexandria, na comunidade Santa Luzia, o primeiro laticínio de Oriximiná. O projeto foi desenvolvido pelo técnico em agropecuária Nelson Pompeu, com apoio da Emater-PA, que na quarta-feira passada instalou equipamentos da agroindústria familiar, destinada a produzir queijos e iogurte. 

Após receber financiamento de R$ 130 mil, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), na linha Mais Alimentos, a família se tornou apta a adquirir os equipamentos para o beneficiamento da matéria-prima: uma ordenhadeira móvel, a iogurteira, o fogão industrial, a envasadoura e um grupo-gerador, além de 18 matrizes e um reprodutor, todos da raça Girolando. A expectativa é de começar com 180 litros por dia e chegar a 600 litros/dia até junho de 2015. A primeira etapa do mini laticínio foi concluída, com a construção do espaço físico e a aquisição do maquinário. Já está em andamento o processo de licenciamento para obtenção dos selos de inspeção sanitária municipal e estadual, o que vai possibilitar a comercialização dos produtos lácteos. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Jatene fala sobre temas espinhosos

Anterior

Motoristas fora da lei

Próximo

Você pode gostar

Comentários