0

O documentário dirigido pelo alemão Wim Wenders mostra, com emoção, a música e as cores de Cuba, na América Central, é a atração desta segunda-feira, 17, às 19 horas, no Cine Líbero Luxardo. “Buena Vista Social Club” é a terceira atração do programa Cine Mundi – Sessões Latinas, promoção do Cineclube Paraense, em parceria com o “cineminha” do Centur.

Para um filme basicamente sobre música, o Cineclube Paraense, ainda na programação, promove debate com um convidado especial, o pianista, professor e compositor paraense Leonardo Coelho de Souza, que irá conversar com o público mostrando aspectos e curiosidades da música cubana.

A história do documentário “Buena Vista Social Club” começa em 1996, quando Ry Cooder, parceiro de Wim Wenders e que compôs a trilha sonora de “Paris, Texas”, foi a Cuba para gravar um CD com músicos cubanos, que haviam tido muito sucesso no passado, mas que estavam esquecidos.

Dois anos depois, Cooder volta a Cuba, na companhia do cineasta Wim Wenders e de uma pequena equipe, para filmar esse documentário que privilegia a riqueza da música e a sabedoria dos veteranos cubanos.

A gravação do disco acabou por juntar os veteranos músicos, que se reuniram novamente em um grupo talentoso, e passaram a fazer shows em diversas cidades do mundo. Esses verdadeiros concertos também são mostrados no filme, como o do famoso Carnegie Hall, em Nova York.

Além das apresentações musicais, o filme tem depoimentos de músicos como Omara Portuondo, Compay Segundo, Ibrahim Ferrer, Barbarito Torres, Ry Cooder e outros que desvendam com suas falas as histórias da música cubana.

“Buena Vista Social Club” ganhou vários prêmios mundo afora, como o Cristic´s Choice Awards, de 2000, e foi indicado ao Oscar de documentário também nesse ano.

As exibições do Cine Mundi – Sessões Latinas são mensais, em uma parceria do Cineclube Paraense e Cine Líbero Luxardo, e objetivam mostrar e discutir a cinematografia realizada e enfocada na América Latina. O próximo filme da mostra, em julho, será “O Labirinto do Fauno”, do México, dirigido por Guillermo del Toro.

O Cine Líbero Luxardo fica no Centur, e o acesso é livre e gratuito.

Unama celebra 50 anos reconhecendo personalidades

Anterior

Pororocas e Carapanãs

Próximo

Você pode gostar

Comentários