O jornalista santareno Samuel Pantoja Lima, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, é o entrevistado nesta quinta-feira (14), às 16h, do Boteco APJor, programa digital sobre jornalismo, envolvendo ensino, pesquisa, profissão e infinitos temas. A transmissão é ao vivo, pelos canais da Associação Profissão Jornalista no Facebook e no YouTube. Leda Beck, vice-presidente da APJor, é a entrevistadora. Jornalista experiente e viajada, ela foi redatora, repórter, editora e correspondente internacional no Estadão e na Veja. Graduada em Jornalismo pela FAAP, cursou a Escola Nacional de Ciências Políticas da França e é mestre em Humanas pela Universidade Stanford (EUA).
Samuel é graduado em Jornalismo, mestre e doutor em Engenharia de Produção na área de “Mídia e Teoria do Conhecimento”, todos pela UFSC, e pós-doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília. Foi docente e coordenador do curso de Jornalismo da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, em Joinville (SC), e professor-adjunto da Faculdade de Comunicação da FAC/UnB. É um dos coordenadores da pesquisa “Perfil dos jornalistas brasileiros (2021)” e integrou a equipe da pesquisa “Journalistic role performance around the globe – Etapa Brasil”. Também é um dos coordenadores da pesquisa “Governança Social, Produção e Sustentabilidade para um jornalismo de novo tipo”, concluída em junho de 2020. Pesquisador do Laboratório de Sociologia do Trabalho do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política e do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS/UFSC), autor e co-organizador dos livros “Perfil do Jornalista Brasileiro: características demográficas, políticas e do trabalho jornalístico em 2012” (2013), em co-autoria com Jacques Mick; “Reportagem, pesquisa e investigação” (2012), com Rogério Christofoletti; “Ensinar comunicação: desafios pedagógicos no ensino do Jornalismo e da Publicidade” (2012), com Jacques Mick; “Jornalismo científico e pesquisa na Amazônia”, com Manuel José de Sena Dutra; e “Quem são os funcionários do Banco do Brasil? Perfil sociodemográfico, político e do trabalho (2014 com Jacques Mick. Em 2016, lançou “Jornalismo, Crítica e Ética”, com Francisco José Castilhos Karam; em 2018, publicou “Pesquisa de mercado: fundamentos teórico-metodológicos aplicados a estudos de publicidade e opinião”, com Edmundo Brandão Dantas. Em 2020, publicou a obra “Novos olhares sobre o trabalho no jornalismo brasileiro”, com Fábio Pereira, Paula Melani Rocha e Rafael Grohmann. Em 2021, publicou, como co-organizado e autor, a obra “Jornalismo local a serviço dos públicos: como práticas de governança social podem oferecer respostas às crises do Jornalismo”, com Jacques Mick e Rogério Christofoletti.
A Associação Profissão Jornalista é uma organização de jornalistas profissionais fundada em outubro de 2016, com o objetivo de fomentar o debate sobre a importância de um jornalismo ético e plural para o fortalecimento da democracia brasileira, tendo como eixo a formação do profissional de jornalismo, a regulamentação da atividade jornalística e o aparato de governança da informação jornalística. A APJor busca entender as mudanças que afetam a profissão para definir ações e elaborar projetos.
A editora do Portal Uruá-Tapera foi convidada a fazer uma pergunta ao entrevistado, como participação especial no programa. Assistam!
Comentários