O Biotério Central do Campus Oriximiná da Universidade Federal do Oeste do Pará está funcionando em novas instalações. O setor já está produzindo animais de laboratório a serem utilizados em atividades de ensino e pesquisa, como ratos e camundongos Swiss, Balb-C e Black, e também conta com uma sala específica para a realização de experimentos.
Novas demandas de animais serão recebidas a partir de janeiro de 2025, através do e-mail bioterio.central@ufopa.edu.br. “O biotério está vinculado ao Campus Oriximiná, mas atende demandas de animais de toda a Ufopa, como do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) e de outros institutos”, informa Misael Brito de Lima, técnico responsável pelo espaço.
Outra novidade é a sala do Biotério de Experimentação, que está disponível para reserva. “Além das salas de criação de animais, temos uma sala destinada à realização de experimentos. Se alguém deseja realizar um experimento, solicita os animais e, se a sala estiver disponível, ele agenda e utiliza aquele espaço para realizar seus experimentos com os animais”, explica o servidor.
Comentários