Publicado em: 29 de dezembro de 2025
Nem todo mundo sabe, mas Benevides é dona de um feito histórico de enorme relevância nacional: em 30 de março de 1884, a então localidade tornou-se a primeira da Amazônia e a segunda do Brasil a libertar seus escravizados, quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. O episódio rendeu à cidade o título simbólico de “Berço da Liberdade”.
Atualmente, Benevides reúne cerca de 64 mil habitantes e apresenta uma economia diversificada, sustentada pelo comércio, pelos serviços, pela pecuária e pela agricultura familiar, com destaque para a produção de mandioca, açaí, mel e cacau. Também tem pequenas indústrias e um setor de varejo e alimentação em expansão. Nos últimos anos, esse perfil econômico ganhou novo impulso com a valorização do turismo sustentável, especialmente após o legado deixado pela COP30.
Com a maior visibilidade internacional da Amazônia, o ecoturismo ganhou força em Benevides, impulsionando trilhas ecológicas, passeios por áreas de floresta nativa e experiências em rios e igarapés como Taissuí, Benfica e Murinin. O movimento também fortaleceu a gastronomia local, que passou a atrair visitantes interessados em pratos típicos e na culinária regional.
Hoje, 29 de dezembro, Benevides comemora seus 64 anos de emancipação, e tem uma programação festiva promovida pela prefeitura municipal que começou no domingo, no Ginásio Nagibão, com shows de Alex de Moraes, Roberta Souza e da aparelhagem Carabao, e que hoje contará com apresentações de Gaby Amarantos e Viviane Batidão.
Além da História de liberdade , o município é um dos pouquíssimos do Pará que tem uma prefeita mulher. Luziane Solon foi reeleita com 85% dos votos no último pleito municipal. No universo dos 144 municípios parauaras, apenas 26 são administrados por mulheres: Abaetetuba, Almeirim, Augusto Corrêa, Aurora do Pará, Benevides, Cachoeira do Piriá, Canaã dos Carajás, Capitão Poço, Colares, Conceição do Araguaia, Concórdia do Pará,Curionópolis, Gurupá, Juruti, Marituba, Nova Esperança do Piriá, Nova Timboteua, Oeiras do Pará, Piçarra, Ponta de Pedras, Rondon do Pará, Rio Maria, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Araguaia, São João da Ponta e São João de Pirabas.
Foto: SECOM Benevides









Comentários