0
 
A Belo Sun Mineração recebe a licença de instalação  no próximo dia 26, às 11h, na Associação Comercial do Pará. No mesmo evento, a multinacional canadense cumpre o compromisso de assinar com os secretários de Estado Adnan Demachki, de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, e Luiz Fernandes, de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, protocolo de intenções para implantar uma refinaria de ouro, de modo a verticalizar a cadeia do minério, agregando valor ao produto. O projeto de ouro Volta Grande fica na região Oeste do Pará, perto de Altamira. 

A Belo Sun assumirá a condicionante de manter um Fundo de Desenvolvimento, reservando parte de seus recursos para investimentos no social. O programa Territórios com Mineração, parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedeme) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), deverá servir como ferramenta estratégica no fortalecimento da gestão pública de municípios mineradores do Pará.

O estudo de viabilidade do projeto apontou reservas  prováveis de 115,97 milhões de toneladas de minério com teor de 1,02 grama de ouro por tonelada, para 3,788 milhões de onças de ouro contido. A mina de Volta Grande foi projetada para processar 3,5 milhões de toneladas de minério por ano, expandindo para 7 milhões de toneladas anuais, atingindo produção total no terceiro ano.
A operação vai ser a céu aberto.

A Belo Sun Mineração é detentora de 42 direitos minerários para exploração de ouro no Pará. Há quatro requerimentos de lavra e o restante se divide em autorizações e requerimentos de pesquisa. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Imagem de N. Sra. de Fátima na Alepa

Anterior

Reforma agrária é alternativa à crise

Próximo

Você pode gostar

Comentários