0
 
ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho,  assinou a ordem de serviço para a elaboração dos projetos básico e executivo para revitalização da área retroportuária de Belém do Pará, que têm prazo de um ano para ficarem prontos. Em seguida, está prevista a  construção de parque urbano, zonas de estacionamento e uma ponte para melhorar o tráfego. O projeto Belém Porto Futuro também prevê a revitalização da Praça General Magalhães e a construção da Praça Futuro,  e, ainda, a implantação de uma bacia de escoamento das águas pluviais do rio e espaço para restaurantes. R$31,5 milhões da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional já estão garantidos no orçamento de 2018. A expectativa é de que as obras comecem em abril. 

Resta saber a quantas anda o  inquérito aberto pelo Ministério Público Federal para investigar denúncia pela Associação dos Amigos do Patrimônio de Belém de que o projeto, em área tombada pelo patrimônio histórico, não teria sido submetido à análise e aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e não teria estudo de impacto ambiental e a devida licença de instalação antes da licitação. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Leão 2018

Anterior

Vagas de estágio

Próximo

Você pode gostar

Comentários