Belém do Pará foi a primeira capital do Brasil a divulgar o resultado eleitoral deste ano, fruto do trabalho bem planejado do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Jr., o vice-presidente e corregedor, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, a presidente da Comissão de Monitoramento e Apuração das Eleições, juíza Rosa Navegantes, o presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, juiz da Corte Eleitoral Marcus Alan de Melo Gomes, a diretora-geral do TRE, Nathalie Castro, e o secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito, ficaram de plantão o dia inteiro e a Ascom, capitaneada pela jornalista Renata Ferreira, fez uma ponte preciosa com jornalistas, facilitando o fluxo das informações.
Em entrevista exclusiva ao portal Uruá-Tapera, o desembargador Leonam Cruz Jr. comentou: “Belém foi a primeira capital que definiu que teria segundo turno entre o candidato Igor Normando e o candidato Éder Mauro. Isso foi um trabalho de equipe, tendo à frente a nossa TI. E graças a Deus a gente conseguiu materializar o que havíamos combinado. Belém era sempre a décima, a décima quinta, e nós conseguimos chegar em primeiro lugar, graças a Deus. Estou muito feliz por esse pleito, que é o pleito de todos. Nós estamos colhendo o fruto desse trabalho e eu parabenizo as servidoras e servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Pará”.
O desembargador recebeu também, através de uma amiga, uma mensagem de agradecimento que o deixou feliz e emocionado: “se um dia tiveres oportunidade, transmita meus agradecimentos ao Dr. Leonam e sua equipe do TRE-PA: sou mesária há quatro eleições e, pela primeira vez, tivemos um café da manhã/lanche farto e bom. Pão, bolo, frutas, café, leite, iogurte, biscoitos diversos. À tarde, ainda teve refrigerante. Todos que trabalhamos na Escola General Gurjão ficamos muito felizes. Novamente, num dia de descontração, agradeça a ele por nós e o parabenize pela administração que se preocupa não só com a atividade fim do Tribunal, mas com aqueles que dedicam um domingo para trabalhar a serviço da democracia”.
O segundo turno entre o deputado estadual Igor Normando (MDB), que obteve 359.904 votos (44,89% do total), e o deputado federal Delegado Éder Mauro (PL), com 252,455 votos (31,48%), se anuncia violento. Do pescoço para baixo é canela, como diz o jargão dos cabos eleitorais. A esquerda tende a apoiar Igor, e o governador Helder Barbalho jogará toda a sua popularidade em prol da candidatura. Por sua vez, a direita vai se concentrar em Éder Mauro. Diante do clima de enfrentamento com o governador e a vitória esmagadora em Ananindeua, é certo que o prefeito Dr. Daniel engrossará as hostes do delegado.
Comentários